Uma formação profissional universitária para todos os professores : o exemplo da Suíça no século XX
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Date
2021Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relaçã ...
Este artigo reconstitui e compara a história da formação profissional universitária de professores do ensino primário e secundário durante o século XX na Suíça, cotejando os desenvolvimentos nas áreas culturais germanófonas e francófonas. Ele apresenta e discute três tensões inerentes ao processo de universitarização: 1) entre as diferentes instâncias envolvidas na definição dos cursos de formação; 2) em torno da natureza dos saberes de referência que sustentam a profissão docente; 3) em relação à divisão interna da profissão entre os níveis de ensino primário e secundário. ...
Abstract
This article reconstructs and compares the history of university-based professional training for primary and secondary school teachers during the twentieth century in Switzerland, contrasting developments in German-speaking and French-speaking cultural areas. It presents and discusses three tensions inherent in the process of universityzation: 1) between the different bodies involved in defining training courses; 2) around the nature of the reference knowledge underpinning the teaching professi ...
This article reconstructs and compares the history of university-based professional training for primary and secondary school teachers during the twentieth century in Switzerland, contrasting developments in German-speaking and French-speaking cultural areas. It presents and discusses three tensions inherent in the process of universityzation: 1) between the different bodies involved in defining training courses; 2) around the nature of the reference knowledge underpinning the teaching profession; 3) concerning the internal division of the professional field between primary and secondary education levels. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 46, n. 2 (2021), e112168, p. 1-15
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