Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Daniele Vargaspt_BR
dc.contributor.authorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T04:37:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232174pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo desenvolvido no âmbito de um programa de pós graduação que analisa as contribuições do software GeoGebra no processo de visualização espacial no Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática que aborda atividades envolvendo rotação e superfícies de revolução. Foram elaboradas seis atividades que foram aplicadas em seis encontros remotos com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval bem como a construção do processo de visualização para Angel Gutiérrez. As análises sinalizaram que, por meio dos diferentes registros de representação envolvidos e das habilidades de visualização exigidas no contexto do GeoGebra, os alunos apresentaram avanços acerca da visualização espacial e da compreensão dos conceitos geométricos abordados.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study developed as part of a postgraduate program that analyzes the contributions of the GeoGebra software in the spatial visualization process in Elementary School, through a didactic sequence that addresses activities involving rotation and surfaces of revolution. Six activities were developed and applied in six remote meetings with students from the 8th and 9th grade of elementary school at a private school in Porto Alegre. It is a qualitative research based on Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Records as well as the construction of the visualization process for Angel Gutiérrez. The analyzes signaled that, through the different records of representation involved and the visualization skills required in the context of GeoGebra, students presented advances in spatial visualization and understanding of the geometric concepts covered.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 574 - 583pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpatial geometryen
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectGeoGebra classroomen
dc.subjectGeometria : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectVisualizationen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectRotationen
dc.subjectRotaçãopt_BR
dc.subjectRegisters of semiotic representationen
dc.subjectRegistro de representação semióticapt_BR
dc.titleVisualização espacial no Ensino Fundamental : rotações no GeoGebrapt_BR
dc.title.alternativeSpatial visualization in Elementary School : rotations in GeoGebraen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132825pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record