Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeber, Larissapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Roger dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSanes, Marina da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCaravaca Morera, Jaime Alonsopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-23T04:33:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1806-6976pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232086pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: descrever as transformações decorrentes da participação de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba/RS no projeto “Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial: Intercâmbio entre experiências”, do Ministério da Saúde. Métodos: estudo qualitativo, descritivo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 22 participantes e consultas a documentos pertinentes ao projeto. Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin. Resultados: apresentados em dois eixos: “Intercâmbio como estratégia inovadora na formação”, “Ressignificação das práticas no campo da saúde mental”. Identificaram-se mudanças nos processos de trabalho decorrentes do aumento da visibilidade do campo da saúde mental e melhorias na atenção aos usuários, com destaque para práticas alinhadas à humanização do cuidado. Detectou-se incremento na motivação dos trabalhadores e maior articulação entre os serviços da rede. O projeto apresentou características inovadoras de formação e sua execução foi decisiva nas transformações que já estavam em curso. A pesquisa evidenciou a relação entre experiências de formação e processos de cuidado mais afeitos a uma produção de saúde crítica, reflexiva, criativa e emancipatória. Conclusão: desvela-se desenvolvimento de forte e duradouro senso de crítica e de necessidade de inovação em saúde mental, que parecem ter emergido com mais vigor durante a realização do projeto.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to identify and describe changes resulting from the participation of workers from the Municipal Health Department of Guaíba/RS in the project entitled “Training Path in the Psychosocial Care Network: Exchange between experiences”, from the Ministry of Health. Method: a qualitative and descriptive study in which individual semi-structured interviews were conducted with 22 participants, as well as consultations to documents relevant to the project. Bardin content analysis was used. Results: presented in two axes: “Exchange as an innovative training strategy” and “Resignifying the practices in the field of mental health”. Changes in work processes were identified, as a result of increased visibility of mental health field and improvements in care, with emphasis on practices aligned with the humanization of care. There was an increase in the workers’ motivation and articulation among the services of the network. The project presented innovative training characteristics and its execution was decisive in the transformations that were underway. The research showed the relation between training experiences and care processes more related to a critical, reflective, creative and emancipatory health production. Conclusion: the development of a strong sense of criticism and the need for innovation in mental health was revealed, which emerged with more vigor during the project.en
dc.description.abstractObjetivo: identificar y describir las transformaciones provenientes de la participación de trabajadores de Guaíba/RS en el proyecto “Recorrido Formativo en la Red de Atención Psicosocial: Intercambio entre experiencias” del Ministerio de Salud. Métodos: estudio cualitativo descriptivo. Se realizaron entrevistas semiestructuradas entre 22 participantes y consultas sobre documentos relevantes para el proyecto. Además, el análisis de contenido de Bardin orientó la reflexión. Resultados: se presentaron dos ejes: “Intercambio como estrategia innovadora de formación”, “Resignificación de las prácticas en el campo de salud mental”. Se identificaron cambios en los procesos laborales provenientes del aumento de la visibilidad del campo de la salud mental y mejorías en la atención de usuarios con destaque para prácticas alineadas a la humanización del cuidado. Se detectó incremento en la motivación de trabajadores y mayor articulación entre los servicios de la red. El proyecto presentó características innovadoras de formación y su ejecución fue decisiva en la transformación de la Red que estaba en curso. La investigación evidenció la relación entre las experiencias de formación y los procesos de cuidado más vinculados a una producción de salud crítica, reflexiva, creativa y emancipadora. Conclusión: se devela el desarrollo firme y duradero del sentido crítico como también de la necesidad de innovación en salud mental que parecen haber emergido con mayor vigor durante la realización del proyecto.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSMAD. Revista Eletrônica saúde mental álcool e drogas. Ribeirão Preto. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2021), p. 37-46.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectUnified health systemen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectEducation, Continuingen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectHumanization of assistanceen
dc.subjectSistema único de saludes
dc.subjectSalud mentales
dc.subjectEducación continuaes
dc.subjectHumanización de la atenciónes
dc.titlePercurso formativo na Rede de Atenção Psicossocial : inovação e transformação nas práticas em saúde mentalpt_BR
dc.title.alternativeTraining path in the Psychosocial Care Network : innovation and transformation in mental health practicesen
dc.title.alternativeRecorrido formativo en la Red de Atención Psicosocial : innovación y transformación en las prácticas en salud mentales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001133043pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples