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dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2010-06-01T04:18:14Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1413-294Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23206pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a compreensão de leitura textual de alunos de 2ª e 3ª séries. Participaram 76 crianças, com média de idade de 8,1 anos. Cada criança lia a história, recontava-a e, posteriormente, respondia a questões. Os recontos foram analisados segundo o Modelo de Compreensão Textual de Kintsch & van Dijk (1978) e Kintsch (1988, 1998). A amostra relatou, em média, 21,07% da estrutura proposicional da história, sendo mais freqüente o relato de macroproposições. Alunos da terceira série foram superiores aos da segunda série no relato de microproposições menos relevantes do texto e em responder a questões pontuais sobre a história. Foi encontrada uma correlação significativa entre idade e o reconto da macroestrutura textual. Os resultados sugerem que durante os primeiros anos de escolarização ocorreu uma melhora da memorização de detalhes, enquanto que a retenção das idéias essenciais foi influenciada pelas variações de idade das crianças.pt
dc.description.abstractThis study aimed to analyze text comprehension of students of the 2nd and 3rd grades. The sample was constituted by 76 children, at an average of 8.1 years old. Each child read the story, retold it and, afterwards, answered questions about it. The retellings were analyzed according to the model of Text Comprehension of Kintsch and van Dijk (1978) and Kintsch (1988, 1998). The sample recalled a mean of 21.07% of the proposition structure of the story, being the report of macropropositions more frequent. Students of the third grade told larger percentage of irrelevant micropropositions of the text and they were superior in answering to specific questions than students of the second grade. A significant correlation was found between age and macroproposition’s retelling. The results suggest that during the first years of schooling there is an improvement of the detail-remembering, whereas the retention of the essential ideas is influenced by age differences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Natal). Vol. 9, n.1 (jan./abr. 2004), p. 71-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectText comprehensionen
dc.subjectReadingen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectStory retellingen
dc.subjectReading evaluationen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.titleCompreensão textual em alunos de segunda e terceira sériespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000649161pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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