Mostrar el registro sencillo del ítem
Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação
dc.contributor.author | Costa, Felipe Velho Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Kaercher, Nestor André | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T04:34:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232010 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto parte de compreensões e chaves de leituras discutidas na dissertação de mestrado apresentada junto ao POSGEA (em Julho/19). Guiando-se a partir de leituras e de vivências da sala de aula, a ideia central do texto é compartilhar ideias que foram surgindo e amparando um professor na conquista de uma carreira docente mais tranquila. Reflete sobre a crença de que valer-se de vivências para perceber dificuldades e para reconhecer e desenvolver habilidades é uma forma de evoluir como ser humano e como professor. Nesse sentido, aponta para a importância da subjetividade docente no que toca a expressividade do professor na construção de currículos e aulas. Também reflete sobre o campo afetivo que é a sala de aula e fala da transferência como um dos objetivos primeiros de um professor | pt_BR |
dc.description.abstract | The present text originates from comprehensions and reading Keys approached in the Master´s thesis presented at POSGEA (in July 2019). Being guided from readings and classroom experiences, the central idea in the text is to share ideas that came along supporting a teacher to achieve a more peaceful carrer. It reflects about belief that taking advantage of experiences of perceive difficulties and to recognize and develop abilities is a way toevolve as a human being and as a teacher. In that sense, it points towards the importance of teaching subjectivity regarding the teacher´s expressiveness in the construction of learning programs and classes. It also reflects about the affective field that is the classroom and refers transfer as one of the primary goals. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [189]-200 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching subjectivity | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Transfer | en |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Expressiveness | en |
dc.subject | Psychoanalysis | en |
dc.title | Da busca de certezas à aceitação da dúvida : uma ponte entre as áreas do ensino de geografia e da psicanálise e educação | pt_BR |
dc.title.alternative | From search ingcertainty to accepting doubt : a bridge betweente aching geography and psycho analysisand education | en |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001133583 | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Libros y Capítulos de Libros (5609)Ciencias Humanas (1783)