Pesquisa-ação e hermenêutica : interpretando a tradição em educação popular
Visualizar/abrir
Data
1994Tipo
Outro título
Action research and hermeneutics : interpreting tradition in popular education
Assunto
Resumo
O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto ...
O trabalho analisa as implicações da hermenêutica na educação popular numa tentativa de responder à seguinte questão: como penetrar o universo da cultura dos grupos populares e trabalhar com eles, produzindo um saber a favor deles? A discussão se desenvolve a partir da demarcação das acepções em que são tomados os conceitos centrais, tratando de: a) rever a trajetória da pesquisa-ação como metodologia de investigação; b) atualizar o sentido do termo popular; c) situar a hermenêutica no contexto da discussão contemporânea sobre a ciência e o conhecimento. ...
Abstract
This study analyses the implications of hermeneutics in popular education, in an attempt to answer the following question: how to penetrate the cultural universe of popular groups and work with them, producing knowledge in their favor? The discussion develops based on the delineation of meanings of the central concepts, attempting to: a) review the trajectory of action research as an investigative methodology; b) update the meaning of the term popular; c) situate hermeneutics in the context of ...
This study analyses the implications of hermeneutics in popular education, in an attempt to answer the following question: how to penetrate the cultural universe of popular groups and work with them, producing knowledge in their favor? The discussion develops based on the delineation of meanings of the central concepts, attempting to: a) review the trajectory of action research as an investigative methodology; b) update the meaning of the term popular; c) situate hermeneutics in the context of current discussion on science and knowledge. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 19, n. 2 (jul./dez. 1994), p. 35-46
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)
Este item está licenciado na Creative Commons License