Elementos terras raras, lixo doméstico e água potável : propostas para o ensino de química no novo ensino médio
Fecha
2021Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Com a crescente discussão sobre as causas ambientais, a Educação Ambiental tem função essencial na construção do conhecimento com olhar crítico e com base cientifica para o entendimento correto do que ocorre no entorno, possibilitando a tomada de decisões ativas com objetivo de estabelecer ações que possam auxiliar a cuidar do nosso planeta. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza no ensino médio tem o compromisso com a formação e compreensão dentre as diversidades ambientais, ligadas ...
Com a crescente discussão sobre as causas ambientais, a Educação Ambiental tem função essencial na construção do conhecimento com olhar crítico e com base cientifica para o entendimento correto do que ocorre no entorno, possibilitando a tomada de decisões ativas com objetivo de estabelecer ações que possam auxiliar a cuidar do nosso planeta. Nessa perspectiva, a área de Ciências da Natureza no ensino médio tem o compromisso com a formação e compreensão dentre as diversidades ambientais, ligadas aos recursos naturais e ao emprego de conhecimentos científicos e tecnológicos. Em específico o estudo da Química no Novo Ensino Médio, busca tornar o jovem um ser informado, crítico, com argumentos e posicionamentos próprios frente aos debates contemporâneos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta pedagógica que visa abordar alguns aspectos relacionados à temática Meio Ambiente que tem ampla relação com os tópicos de Química abordados no ensino médio, a fim de que possam fazer parte dos Projetos a serem implementados no modelo do Novo Ensino Médio. Este, embasado em uma nova organização curricular que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de opções aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A partir destes levantamentos, três temáticas despontaram dentro do universo de opções: os elementos terras raras, lixo doméstico e água potável. Dessa forma o objetivo desta pesquisa foi desenvolver oficina temática de Educação Ambiental na área da Ciências da Natureza, como proposta de ensino dentro dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Para isso, foram realizados 17 encontros organizados em uma oficina temática da Área de Ciências da Natureza com estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio. Os resultados obtidos indicaram boa participação dos estudantes, o que pôde ser observado na diversidade das produções realizadas no transcorrer das atividades desenvolvidas, as quais foram decorrentes das visitas guiadas, campanha de coleta seletiva, elaboração de gráficos, folders, miniestação de tratamento de água, experimentos de laboratório, entre outros. Além disso, foi elaborado um Manual com Orientações para o Professor, que constitui o produto educacional desta dissertação. Esse material contém Planos Experimentais sobre a temática Água Potável, bem como sugestões de abordagens referentes às temáticas Lixo Doméstico e Elementos Terras Raras. O produto educacional deste trabalho tem como finalidade contribuir com os professores de Química, na medida em que sugere planos experimentais e atividades de campo como estratégias de aprendizagem que instigam a curiosidade e o estímulo a pesquisa, possibilitando ensinar conceitos químicos de forma contextualizada aos temas abordados. ...
Abstract
With the increasing discussion about environmental causes, Environmental Education has an essential role in the construction of knowledge with a critical eye and with a scientific basis for the correct understanding of what happens to our surroundings, enabling active decision- making to establish actions that can help take care of our planet. In this perspective, the area of Nature Sciences in high school has commitment to training and understanding the environmental diversities, linked to nat ...
With the increasing discussion about environmental causes, Environmental Education has an essential role in the construction of knowledge with a critical eye and with a scientific basis for the correct understanding of what happens to our surroundings, enabling active decision- making to establish actions that can help take care of our planet. In this perspective, the area of Nature Sciences in high school has commitment to training and understanding the environmental diversities, linked to natural resources and the use of scientific and technological knowledge. Specifically, the study of Chemistry in New High School seeks to make young people informed, critical, with their own arguments and positions in the face of contemporary debates. In this context, this work presents a pedagogical proposal that aims to approach some aspects related to the Environment theme that has wide relation to the topics of Chemistry approached in high school, so that can be part of the Projects to be implemented in the New High School model. This one, based on a new curricular organization that contemplates the Common National Curriculum Base (BNCC) and the offer of different possibilities of options for students, training itineraries, focusing on areas of knowledge and technical and professional training. From these surveys, three themes emerged within the universe of options: the elements of rare lands, domestic waste and drinking water. Thus, the objective of this research was to develop a thematic workshop on Environmental Education in the area of Nature Sciences, as a teaching proposal within the formative itineraries of the New High School. For this, 17 meetings were organized in a thematic workshop in the Area of Nature Sciences with students from the 1st and 2nd years of high school. The results obtained indicated that the participation of students was quite significant, which could be observed in the diversity of productions in the course of the activities developed, which resulted from guided visits, selective collection campaign, elaboration of graphics, folders, mini- water treatment station, laboratory experiments, among others. In addition, a Manual with Guide for Teachers was created, which constitutes the educational product of this dissertation. This material contains Experimental Plans on the Drinking Water theme, as well as suggestions for approaches related to Domestic Waste and Rare land Elements. The educational product of this work aims to contribute to Chemistry teachers, as it suggests experimental plans and field activities as learning strategies that instigate curiosity and stimulate research, making possible teaching chemical concepts in a contextualized manner to the topics approached. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
Colecciones
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Ciencias Exactas y Naturales (5141)
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