Intervenções privadas na comunicação pública do governo de Jair Bolsonaro: os vieses moralistas e religiosos
Fecha
2021Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A pesquisa dessa dissertação tem por objetivo analisar a interferência de interesses privados na comunicação pública do governo de Jair Bolsonaro, determinados pela presença do viés moralista e do viés religioso. No objeto empírico constituído por discursos e produtos da comunicação governamental, veiculados tanto em canais institucionais quanto coordenados diretamente pelo presidente Jair Bolsonaro, buscou-se compreender de que maneira os elementos moralistas, advindos da dimensão familiar e c ...
A pesquisa dessa dissertação tem por objetivo analisar a interferência de interesses privados na comunicação pública do governo de Jair Bolsonaro, determinados pela presença do viés moralista e do viés religioso. No objeto empírico constituído por discursos e produtos da comunicação governamental, veiculados tanto em canais institucionais quanto coordenados diretamente pelo presidente Jair Bolsonaro, buscou-se compreender de que maneira os elementos moralistas, advindos da dimensão familiar e cultural de cada indivíduo, assim como os religiosos, que afrontam o Estado laico, incidem na comunicação pública. Os principais conceitos que norteiam esta pesquisa estão calcados principalmente nas noções de comunicação pública, a partir de Esteves (2011), Gomes (2008) e Weber (2017); Nas abordagens de religião nas teorias sociológicas de Bourdieu (2011) e Weber (2013); Nas definições sobre democracia, propostas por Dahl (2001) e Bobbio (2007). A metodologia utilizada incluiu pesquisa exploratória, histórico-documental e a definição do corpus de pesquisa constituído por conteúdos oficiais da comunicação do governo (sistema de comunicação institucional) e aqueles definidos pelo presidente (comunicação presidencial). Foram analisados símbolos, slogans, bordões, campanhas publicitárias; agendas presidenciais; discursos presidenciais e, especialmente, 1225 postagens do perfil do presidente Jair Bolsonaro na rede social Instagram. Através do software NVivo, os posts foram classificados conforme a sua vinculação aos temas políticos e a temas sensíveis e, a seguir, valorados de acordo com as categorias de análise “comunicação pública” e “viés moralista e viés religioso”. O estudo concluiu sobre a forte incidência de interesse privados e da comunicação particular do presidente que se sobrepõem à normatividade da comunicação pública imanente aos princípios republicanos, obstruindo, assim, elementos basilares das relações sociais e enfraquecendo a democracia. ...
Abstract
This dissertation research aims to analyze the privates interests interference in the public communication of President JairBolsonaro, determined by the presence of moralistic and religious bias. In the empirical object constituted by speeches and products of government communication, broadcast both through institutional media and coordinated directly by President Jair Bolsonaro, we searched to understand how the moral elements, arising from the family and cultural dimension of each individual, ...
This dissertation research aims to analyze the privates interests interference in the public communication of President JairBolsonaro, determined by the presence of moralistic and religious bias. In the empirical object constituted by speeches and products of government communication, broadcast both through institutional media and coordinated directly by President Jair Bolsonaro, we searched to understand how the moral elements, arising from the family and cultural dimension of each individual, as well as the religious elements, which affront the secular State, affect public communication. Thus, the mainly concepts that guide the research have been done by principles of public communication from Esteves (2011), Gomes 92008) and Weber (2017); In approaches to religion in sociological theories as Bourdieu (2011), Weber (2013); The methodology used included exploratory, historical-documentary research and the definition of the research corpus consisting of official contents of government communication (institutional communication system) and those defined by the president (presidential communication). Symbols, slogans, catchphrases, advertising campaigns, presidential agendas, presidential speeches were analyzed, especially, 1225 posts of President Jair Bolsonaro's profile on the Instagram social media. Through the NVivo software, the posts were classified according to their link to political issues and sensitive issues, and then valued according to the analysis categories “public communication” and “moralistic and religious bias”. The study concluded that on the strong incidence of private interests and the president's private communication that supersede the normativity of public communication immanent to republican principles, thus blocking basic elements of social relations and weakening democracy. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6021)
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