Dispositivos de imersão em ambientes de realidade virtual
dc.contributor.author | Thomaz, Andrei Rubina | pt_BR |
dc.contributor.author | Maraschin, Cleci | pt_BR |
dc.contributor.author | Zaniol, Elisângela | pt_BR |
dc.contributor.author | Schuch, Eny Maria Moraes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-01T04:18:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-5685 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23179 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir da interação de 15 sujeitos adultos em três ambientes de Realidade Virtual identificaram-se nove modos de ação potencialmente promotores da sensação de imersão. O trabalho fundamenta-se na Biologia do Conhecer ao postular que a imersão ocorre como resultado de um efetivo acoplamento estrutural entre os sujeitos e o ambiente virtual. Discute-se a função do roteiro, da interatividade e da simulação como agenciadores da imersão em ambientes virtuais com vistas à aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de l’interaction de 15 sujets adultes en trois ambiances de réalité virtuelle, ont été identifiés neuf types d’action qui, potentiellement, pourraient promouvoir une sensation d’immersion. La recherche se trouve fondée sur la Biologie du Connaître, étant donné qu’elle postule que l’immersion se produit comme résultat d’un effectif accouplement structurel entre les sujets e l’ambiance virtuelle. Ont été discutés aussi la fonction du plan de travail, de l’interactivité e de la simulation comme dispositifs d’agencement de l’immersion dans ambiances virtuelles qui envisagent l’apprentissage. | fr |
dc.description.abstract | Starting from the interaction of 15 adult subjects in three environments of Virtual Reality we identified nine manners of action that potentially promote immersion sensation. This research is based on the Biology of Cognition when postulating that immersion happens as a result of an effective structural coupling between subjects and virtual environment. We discuss the function of guideline, interactivity and simulation as negotiators of immersion in virtual environments taking in mind learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2005), p.21-32. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Ambiances virtuelles | fr |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Immersion | fr |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Accouplement structurel | fr |
dc.subject | Virtual environments | en |
dc.subject | Immersion | en |
dc.subject | Structural coupling | en |
dc.title | Dispositivos de imersão em ambientes de realidade virtual | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000559912 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Humanities (6885)