Ensino de matemática : concepção docente e fazer didático-pedagógico
Fecha
2021Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo desta tese é analisar as tensões entre as concepções epistemológicas e pedagógicas, predominantes na escola, e a prática docente do professor de matemática, identificando limites e possibilidades na construção da autonomia docente. Fundamentados na epistemologia genética de Piaget, nos estudos de Becker sobre educação e construção do conhecimento e sobre epistemologia do professor de matemática, foi constituído um grupo cooperativo de oito professores licenciados ou em formação inici ...
O objetivo desta tese é analisar as tensões entre as concepções epistemológicas e pedagógicas, predominantes na escola, e a prática docente do professor de matemática, identificando limites e possibilidades na construção da autonomia docente. Fundamentados na epistemologia genética de Piaget, nos estudos de Becker sobre educação e construção do conhecimento e sobre epistemologia do professor de matemática, foi constituído um grupo cooperativo de oito professores licenciados ou em formação inicial. Foram realizadas duas entrevistas junto a cada um desses professores e observadas aulas de dois deles. Em relação às concepções epistemológicas, os resultados constatam que os professores mobilizam concepções em direções opostas, num movimento de polarização entre o empirismo e o apriorismo. Os ensaios construtivistas são explicitados, mas esbarram em concepções epistemológicas do senso comum. No que se refere às concepções pedagógicas, os professores descrevem o ensino de matemática fortemente envolvido em um modelo pedagógico diretivo e tecem críticas pertinentes ao modelo pedagógico não diretivo que também tem caracterizado o contexto escolar atual. No que se refere ao fazer didático-pedagógico, há uma supervalorização de métodos intuitivos em detrimento de métodos ativos, constituindo modelos pedagógicos distantes de uma pedagogia relacional. Por fim, os professores mobilizam uma concepção frágil sobre as tensões estabelecidas entre as concepções verbalizadas e as que se revelam nas atividades educativas, manifestando diferentes níveis de compreensão sobre a realidade escolar. Os avanços na compreensão dessa realidade pressupõem uma formação reflexiva e emancipadora, apontando para a necessidade de desenvolvimento de investigações que analisem a problemática investigada em outros contextos e a partir de outras perspectivas. ...
Abstract
The objective of this thesis is to analyze the tensions between the epistemological and pedagogical predominant conceptions at school, and the teaching practice of the mathematics teacher, identifying limits and possibilities in the construction of the teacher autonomy. Based on Piaget's genetic epistemology, Becker's studies on education and knowledge construction and on the epistemology of the mathematics teacher, a cooperative group of eight licensed teachers or those undergoing initial trai ...
The objective of this thesis is to analyze the tensions between the epistemological and pedagogical predominant conceptions at school, and the teaching practice of the mathematics teacher, identifying limits and possibilities in the construction of the teacher autonomy. Based on Piaget's genetic epistemology, Becker's studies on education and knowledge construction and on the epistemology of the mathematics teacher, a cooperative group of eight licensed teachers or those undergoing initial training was formed. Two interviews were carried out with each of these teachers and classes of two of them were observed. Regarding epistemological conceptions, the results show that teachers mobilize conceptions in opposite directions, in a polarization movement between empiricism and apriorism. Constructivism essays are made explicit, but they collide with epistemological conceptions of common sense. With regard to pedagogical conceptions, teachers describe the teaching of mathematics strongly involved in a directive pedagogical model and make relevant criticisms of the non-directive pedagogical model that has also characterized the current school context. With regard to the didactic-pedagogical practice, there is an overvaluation of intuitive methods to the detriment of active methods, constituting pedagogical models far from a relational pedagogy. Finally, teachers mobilize a fragile conception about the tensions established between the verbalized conceptions and the conceptions and those that are revealed in educational activities, manifesting different levels of understanding about the school reality. Advances in understanding this reality pressupose a reflective and emancipatory training, pointing to the need of the development of research which analyze the problem investigated in other contexts and from other perspectives. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
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