A presença da flauta doce e da flauta transversa na orquestra do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt), em Hamburgo, à luz das óperas de Reinhard Keiser (1674-1739)
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar informações que permitam identificar e caracterizar o uso da flauta doce e da flauta transversa na orquestra do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt), na cidade de Hamburgo, à luz das 23 óperas de Reinhard Keiser (1674-1739). Esta caracterização compreende as diversas formações da orquestra, a identificação dos possíveis flautistas e também, o papel que era reservado a cada um dos instrumentos (flauta doce e flauta transversa), em e ...
O presente trabalho tem por objetivo apresentar informações que permitam identificar e caracterizar o uso da flauta doce e da flauta transversa na orquestra do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt), na cidade de Hamburgo, à luz das 23 óperas de Reinhard Keiser (1674-1739). Esta caracterização compreende as diversas formações da orquestra, a identificação dos possíveis flautistas e também, o papel que era reservado a cada um dos instrumentos (flauta doce e flauta transversa), em especial no contexto das árias com flauta obbligato. O trabalho também pretende comentar o processo de criação da orquestra, tal como a conhecemos a partir da segunda metade do século XVIII. Para fundamentar esta apresentação, as fontes teóricas são principalmente os trabalhos de Wilhelm Kleefeld (1900), Liselotte Krüger (1933), Klaus Zelm (1975), Renate Hübner-Hinderling (1992), Bruce Haynes (1993 e 2001) e John Spitzer (2004). ...
Abstract
The aim of this work is to present information that may identify and characterize the use of the recorder and the flute in the orchestra of the Theater am Gänsemarkt (Theater of the Geese Market) in the city of Hamburg, in the light of the 23 operas of Reinhard Keiser (1674-1739). This characterization comprises the various formations of the orchestra, the identification of the possible recorder and flute players, and also the role reserved for each of the instruments (recorder and flute), espe ...
The aim of this work is to present information that may identify and characterize the use of the recorder and the flute in the orchestra of the Theater am Gänsemarkt (Theater of the Geese Market) in the city of Hamburg, in the light of the 23 operas of Reinhard Keiser (1674-1739). This characterization comprises the various formations of the orchestra, the identification of the possible recorder and flute players, and also the role reserved for each of the instruments (recorder and flute), especially in the context of obbligato recorder/flute arias. This work also intends to comment on the process of creation of the orchestra, as we know it, as of the second half of the eighteenth century. In order to base this presentation, the theoretical sources are mainly the works of Wilhelm Kleefeld (1900), Liselotte Krüger (1933), Klaus Zelm (1975), Renate Hübner-Hinderling (1992), Bruce Haynes (1993 and 2001) and John Spitzer (2004). ...
Contido em
Revista Vórtex. Curitiba. Vol. 6, n. 3 (2018), p. 1-18
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License