Com olhos da suspeita : Nietzsche e o estatuto da experiência em educação
Visualizar/abrir
Data
2011Assunto
Resumo
Este artigo faz uma leitura do cotidiano educacional através da filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900), discutindo conceitos como: niilismo, ressentimento, má consciência, força e vontade de potência. A teoria nietzschiana é utilizada como ferramenta para pensar o cotidiano vivido nas práticas em educação, rompendo com a inércia dos discursos lamentosos e niilistas. O artigo sustenta a tese de que, apesar da mesmice e repetição, a diferença mostra-se sempre primeira, afirmada pela experiê ...
Este artigo faz uma leitura do cotidiano educacional através da filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900), discutindo conceitos como: niilismo, ressentimento, má consciência, força e vontade de potência. A teoria nietzschiana é utilizada como ferramenta para pensar o cotidiano vivido nas práticas em educação, rompendo com a inércia dos discursos lamentosos e niilistas. O artigo sustenta a tese de que, apesar da mesmice e repetição, a diferença mostra-se sempre primeira, afirmada pela experiência e experimentação de si, num movimento de criação e destruição contínuas. ...
Résumé
Cet article est une lecture du quotidienne éducationnel par la philosophie de Friedrich Nietzsche (1844-1900) avec des concepts tels quels : nihilisme, ressentiment, mauvaise conscience, force et de la volonté de puissance. La théorie de Nietzsche est utilisé comme un outil de réflexion sur les pratiques quotidiennes vécu dans l'éducation, de rompre avec l'inertie du discours des pleurs et nihiliste. L'article soutient la thèse selon laquelle, en dépit de la similitude et la répétition, la diff ...
Cet article est une lecture du quotidienne éducationnel par la philosophie de Friedrich Nietzsche (1844-1900) avec des concepts tels quels : nihilisme, ressentiment, mauvaise conscience, force et de la volonté de puissance. La théorie de Nietzsche est utilisé comme un outil de réflexion sur les pratiques quotidiennes vécu dans l'éducation, de rompre avec l'inertie du discours des pleurs et nihiliste. L'article soutient la thèse selon laquelle, en dépit de la similitude et la répétition, la différence était toujours le premier, affirmé par l'expérience et expérimentation avec l'autre dans un mouvement permanent de création et destruction ...
Contido em
Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 19, n.2 (jul./dez. 2011), p. 28-41
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License