Evolução dinâmica de um curso a distância modelado por workflow
View/ Open
Date
2001Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscr ...
O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow2. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância. ...
Abstract
The main goal of this paper is the characterization of the dynamic evolution in the conceptual schema of a Web to support distributed learning through browsers. The course content is conceptually modelled and executed as a workflow. A detailed analysis is developed to characterise the course conceptual schema modifications and the repercussion in the students’ activities. The use of workflow technology with evolution enables a best interaction between the teacher and the students, and a bigger ...
The main goal of this paper is the characterization of the dynamic evolution in the conceptual schema of a Web to support distributed learning through browsers. The course content is conceptually modelled and executed as a workflow. A detailed analysis is developed to characterise the course conceptual schema modifications and the repercussion in the students’ activities. The use of workflow technology with evolution enables a best interaction between the teacher and the students, and a bigger flexibility on the construction and maintenance of distance courses. ...
In
Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. n. 9, (set. 2001), p. 35-50
Source
National
Collections
-
Journal Articles (39774)Exact and Earth Sciences (6068)
This item is licensed under a Creative Commons License