Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCosta, Cristiano Bedin dapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:43Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-7269pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230986pt_BR
dc.description.abstractTrata-se da relação entre o trauma e o gesto poético em Roland Barthes. Para tanto, toma-se a fotografia como alegoria para o ato de criação, a partir do efeito de real a ela vinculado. Ao articular o sujeito ao apelo do sentido, a arte, enquanto realismo traumático, assume como princípio a moralidade do signo, pela qual ocupa-se em colocar em marcha a máquina das linguagens, tornando assim circunstancial o que é tido como natural na existência humana.pt_BR
dc.description.abstractstract It refers to the relationship between trauma and poetic gesture in Roland Barthes. For that, photography is taken as an allegory for the act of creation, from the effect of real linked to it. When articulating the subject to the appeal of sense, art, as a traumatic realism, assumes the morality of the sign as a principle, by which it is concerned with setting in motion the language machine, thus making circumstantial what is considered natural in human existence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPorto arte : revista de artes visuais. Vol. 26, n. 45 (jan./jun. 2021), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraumaen
dc.subjectBarthes, Roland, 1915-1980pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectPhotographyen
dc.titleA poética do trauma em Roland Barthes. Uma alegoria fotográficapt_BR
dc.title.alternativeThe poetics of trauma in Roland Barthes A photographic allegoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132506pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem