Encontros dialógicos sobre drogas na educação básica
dc.contributor.author | Romanini, Moises | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Gerson Luís da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroso, Deise Nunes | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Julia Cibele da Rocha da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Eduarda Severgnini Benck da | pt_BR |
dc.contributor.author | Winter, Gabrielly da Fontoura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T04:23:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-400X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230968 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Projeto de Extensão “Encontros Dialógicos sobre Drogas, Saúde e Educação na comunidade de Montenegro/RS” se constituiu a partir de um movimento de aproximação do Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, com a Prefeitura Municipal de Montenegro. Esse trabalho tem como objetivo apresentar e problematizar as ações desenvolvidas ao longo de quatro anos, nos quais foram realizados encontros dialógicos com gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde, educação e assistência social visando a construção de articulações da rede intersetorial frente à questão do uso e abuso de drogas na comunidade de Montenegro. Cabe destacar que, embora se trate de um projeto de extensão, a metodologia proposta é inspirada na tradição das pesquisas participativas, mais especificamente da Pesquisa-Intervenção. Após um movimento cartográfico junto aos espaços e atores comunitários, bem como o mapeamento das necessidades e demandas, confirmou-se a necessidade de um trabalho voltado ao uso e abuso de álcool e outras drogas entre jovens e adolescentes. Dessa forma, busca-se, através dessas ações, estabelecer um vínculo com os jovens, oportunizando espaços de criação, participação e pensamento crítico. Por outro lado, temos a formação cidadã dos acadêmicos de psicologia envolvidos no projeto, que estão compartilhando saberes com a comunidade em que vivem. Já como resultado para a instituição, espera-se promover uma maior aproximação com a comunidade, divulgando os cursos e estreitando os laços para a proposição de outras ações no futuro. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Extension Project “Dialogical Encounters on Drugs, Health and Education in the community of Montenegro / RS” was formed from a movement of approximation between the Department of Psychology of University of Santa Cruz do Sul, and the Municipality of Montenegro. This work aims to present and problematize the actions related to the prevention of the use of alcohol and other drugs, developed over four years in that city, in which dialogical meetings were held with managers, professionals and users of health, education and social assistance services aiming at building articulations of the intersectoral network in the face of the issue of drug use and abuse in the community of Montenegro. It should be noted that, although it is an extension project, the proposed methodology is inspired by the tradition of participatory research, more specifically Research-Intervention. After a cartographic movement with the community spaces and actors, as well as the mapping of needs and demands, the need for work focused on the use and abuse of alcohol and other drugs among young people and adolescents was confirmed. In 2019, a study group started with 4 psychology students selected to participate in the referred project. Thus, it is sought, through these actions, to establish a bond with young people, providing opportunities for creation, participation and critical thinking. On the other hand, we have the citizen education of psychology students involved in the project, who are experiencing and sharing knowledge with the community in which they live. As a result for the institution, it is expected to promote a closer relationship with the community, publicizing the courses and strengthening ties for proposing other actions in the future. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Extensão em Ação. Fortaleza. Vol. 21, n.1 (jan./jul. 2021), p. 35-51 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Community | en |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Drugs | en |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.subject | Health | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Encontros dialógicos sobre drogas na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Dialogical meetings on drugs in basic education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001132206 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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