Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCestari, Thiago Nunespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Fernanda dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcio Gabriel dospt_BR
dc.contributor.authorPerez, Miguel de Caminopt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T04:23:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230898pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.pt_BR
dc.description.abstractThe Physics teaching in Brazil faces several challenges, this contributes with the choice of traditional teaching methods, which results in Physics being one of the least favorite school subjects, according to the students. In order to change this fact, experimentation could be a strategy. The use of virtual experiments is a viable alternative, since the majority of Brazilian schools have computers for the students to use and don’t have a Science laboratory. Thus, we interviewed 116 Physics teachers of all across the country to know how virtual experiments should be used to promote Physics learning in their perception. The results show that teachers believe that the virtual experiments main factor to result into learning is the similarity to the reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 320-329.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectVirtual Experimentsen
dc.subjectPhysics Laben
dc.titleExperimentos Virtuais no Ensino de Física : uma pesquisa sobre a percepção dos docentespt_BR
dc.title.alternativeVirtual Experiments on Physics Teaching : a research on teachers’ perceptionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132097pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples