Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPanni, Mari Teresinha Alminhanapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T04:23:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2175-6600pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230897pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo problematizar a organização escolar seriada e identificar a racionalidade que sustenta as diferentes formas de organização escolar. Para isto, criamos duas personagens: Dona Seriação e Dona Multisseriação que argumentam e pontuam o quanto estas classificações são arbitrárias e contingentes. Autores como Ariès (1986), Caruzo e Dussel (2003), nos ajudaram a compor parte de uma história que inicia com crianças e adultos misturados em um mesmo espaço educacional, para, logo em seguida, exigir a classificação e separação dos mesmos. Para além dos argumentos de cada uma das personagens criadas, pretendemos ressaltar que as formas de organização dos tempos/espaços escolares não é, de forma alguma algo tranquilo, natural, mas, algo inteiramente fabricado.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to problematize the serial school organization and to identify the rationality that supports the different forms of school organization. For this, we created two characters: Miss Serialization and miss Multisserialization who argue and point out how arbitrary and contingent these classifications are. Authors such as Ariès (1986), Caruzo and Dussel (2003) helped us to compose part of a story that begins with children and adults mixed in the same educational space, and then, soon after, demand their classification and separation. In addition to the arguments of each of the characters created, we intend to emphasize that the forms of organization of school times / spaces are by no means something quiet, natural, but something entirely fabricated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDebates em Educação. UFAL : Macéio, AL. Vol. 13, n. 31 (2021), p. 1-16.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSerializationen
dc.subjectSeriação escolarpt_BR
dc.subjectClasse multisseriadapt_BR
dc.subjectMultiseriesen
dc.titleProvocações entre duas senhoras : dona seriação e dona multisseriaçãopt_BR
dc.title.alternativeProvocations between two ladies : miss serialization and miss multisserializationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001129627pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples