Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFontoura, Julian Silveira Diogo de Ávilapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-19T04:23:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2448-3583pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230888pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta investigação está em compreender os contornos da produção bibliográfica do curso de especialização lato sensu em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir da identificação das temáticas de pesquisa privilegiadas nas produções bibliográficas desenvolvidas pelos seus egressos (2010 e 2014). Na produção dos dados, utilizaram-se os princípios de Estado do Conhecimento, com foco na pesquisa de caráter histórico- -bibliográfico, exploratório-investigativo e inventariante-descritivo, e, no processo analítico, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultados da investigação, destacou-se a complexidade existente na produção do conhecimento acadêmico do referido programa pela natureza interdisciplinar, de forma a possibilitar um engendramento multifacetado com diversas áreas do conhecimento para além da Informática na Educação. Como temáticas de pesquisa privilegiadas, encontraram-se questões articuláveis ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, fomento à formação docente e reconhecimento da gestão educacional como elementos de destaque na organização do trabalho pedagógico e da efetivação do exercício profissional.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this investigation is to understand the outlines of the bibliographic production of the lato sensu specialization course in Instrumental Informatics for Basic Education Teachers promoted by the Graduate Program in Informatics in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul, based on the identification of research themes privileged in the bibliographic productions developed by its graduates (2010 and 2014). In the production of data, the principles of State of Knowledge were used, with a focus on historical-bibliographic, exploratory-investigative and inventory-descriptive research, and in the analytical process, Discursive Textual Analysis was used. As a result of the investigation, the complexity existing in the production of academic knowledge of the aforementioned program was highlighted due to its interdisciplinary nature, in order to enable a multifaceted engendering with different areas of knowledge beyond Informatics in Education. As privileged research themes, issues related to the development of innovative pedagogical practices, promotion of teacher training and recognition of educational management as prominent elements in the organization of pedagogical work and the realization of professional practice were found.en
dc.description.abstractEl objetivo de esta investigación es comprender los lineamientos de la producción bibliográfica del curso de especialización lato sensu en Informática Instrumental para Docentes de Educación Básica promovido por el Programa de Posgrado en Informática de la Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul a partir de la identificación de temas de investigación privilegiados en las producciones bibliográficas desarrolladas por sus egresados (2010 y 2014). En la producción de datos, se utilizaron los principios del Estado del Conocimiento, con un enfoque en la investigación histórico-bibliográfica, exploratorio-investigativa y inventario-descriptiva, y, en el proceso analítico, se utilizó el Análisis Textual Discursivo. Como resultado de la investigación, se destacó la complejidad existente en la producción de conocimiento académico en el referido programa debido a su carácter interdisciplinario, a fin de posibilitar una engendramiento multifacético con diferentes áreas del conocimiento más allá de la Informática en la Educación. Como temas de investigación privilegiados, se encontraron cuestiones que pueden vincularse al desarrollo de prácticas pedagógicas innovadoras, fomentando la formación docente y el reconocimiento de la gestión educativa como elementos destacados en la organización del trabajo pedagógico y la realización de la práctica profesional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & Formação : Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE : UECE, 2021. Vol. 6, n. 3 (2021), e5192, 19 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectProfessor : Formaçãopt_BR
dc.subjectInformatics and educationen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectInformática y educaciónes
dc.subjectProducción científicaes
dc.titleO curso de especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica/UFRGS : temáticas de pesquisa privilegiadaspt_BR
dc.title.alternativeThe specialization course in Instrumental Informatics for Basic Education Teachers/UFRGS : privileged research themesen
dc.title.alternativeCurso de especialización en Informática Instrumental para Docentes de Educación Básica/UFRGS : temas de investigación privilegiadoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001130295pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem