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dc.contributor.advisorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Ana Cláudia Fagundespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-16T04:40:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230869pt_BR
dc.description.abstractA dissertação analisou a acessibilidade para surdos no ambiente de Educação a Distância. Na articulação das Tecnologias Digitais na Educação e Educação de Surdos, apresentei a pesquisa a partir do seguinte questionamento: a Plataforma Acessível (PLACE) atende às necessidades bilíngues da comunicação surda, na percepção de alunos surdos, com Ensino Médio completo e incompleto? Trouxe como objetivo específico desta pesquisa: acompanhar, observar e analisar as experiências de utilização da plataforma PLACE, verificando a acessibilidade do ambiente EAD, sob a percepção de alunos surdos, com Ensino Médio, completo e incompleto. Após analisar as experiências vivenciadas no uso do PLACE, pontuei aquelas mais relevantes para a construção de conhecimentos. Este estudo contou com teorias referenciais da linha de pesquisa de Tecnologias Digitais na Educação e Educação de Surdos, tratando de conceitos em torno do Ensino a Distância, da Acessibilidade à Web e das Ferramentas da Plataforma. Cinco usuários surdos, com formação no Ensino Médio, completo e incompleto, da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, participaram do curso Português e LIBRAS para Surdos oferecido na PLACE, produzida pelo Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), onde puderam experimentar as ferramentas e funcionalidades desse Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foram elaboradas perguntas para a realização de uma ficha de avaliação, produzida pela professora Dra. Camila Guerra Goes, para serem respondidas no curso desenvolvido para usuários surdos. As fichas foram disponibilizadas em dois tipos de arquivo: texto, em Português, e vídeo, em LIBRAS. Após a coleta dos dados, fiz a análise dos resultados obtidos, através de questionário online, apresentando os pontos “positivos”, “negativos” e “não aplicar”. Todos os dados foram tabulados a partir das categorias definidas nas respostas de cada usuário surdo. As perguntas foram elaboradas especialmente para cada uma das oito ferramentas analisadas: Curso, Atividade, Fórum, Chat, Material de Apoio, Espaço de Produção, Correio e Perfil. Os materiais coletados foram, na maioria das respostas, positivos. Sobre os elementos críticos de desempenho, apontados pelos dos usuários surdos, foram ajustados os recursos de vídeos, em LIBRAS, para mediar o entendimento do aluno com a Segunda Língua (L2). Assim, respeitando-se a Primeira Língua (L1) – LIBRAS – dos pesquisados, e, inserindo-se a L2 – Português – ampliou-se as possibilidades de entendimento da função das ferramentas na plataforma. Não houve reclamação sobre os intérpretes de LIBRAS que atuaram no projeto. Os usuários surdos apontaram, neste trabalho, o avatar de tradução automática como ponto negativo da plataforma. Entendeu-se que o ambiente PLACE não é o responsável pela dificuldade encontrada no avatar, mas, talvez, um programa/aplicativo criado fora do ambiente não tenha conseguido a clareza e a agilidade necessária à tradução de contextos, gerando esse desconforto. Os resultados mostraram que os quatro princípios que norteiam a acessibilidade na web estão bem aplicados dentro da plataforma: percepção, compreensão, operação e robustez. Esses elementos mostrados nas tabelas de execução avaliados e analisados nas ferramentas. Enfim, foi considerado satisfatório o curso na plataforma PLACE, pois os participantes conseguiram desenvolver as aprendizagens virtuais sob o enfoque da Educação a Distância.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzed the accessibility for the deaf in the Distance Education environment. In the articulation of Digital Technologies in Education and Education for the Deaf, I presented the research based on the following question: does the Accessible Platform (PLACE) meet the bilingual needs of deaf communication, in the perception of deaf students, who have completed and incomplete high school? The specific objective of this research was to follow, observe and analyze the experiences of using the PLACE platform, checking the accessibility of the distance learning environment, under the perception of deaf students, with high school, complete and incomplete. After analyzing the experiences lived in the use of PLACE, I scored those most relevant to the construction of knowledge. This study relied on referential theories from the research line of Digital Technologies in Education and Education for the Deaf, dealing with concepts around Distance Learning, Web Accessibility and Platform Tools. Five deaf users, with high school education, complete and incomplete, from the West Frontier of Rio Grande do Sul, participated in the Portuguese and LIBRAS for the Deaf offered at PLACE, produced by the Center for Informatics in Special Education (NIEE), where they could experiment the tools and functionalities of this Virtual Learning Environment (AVA). Questions were prepared for the completion of an evaluation form, produced by Teacher Dr. Camila Guerra Goes, to be answered in the course developed for deaf users. The forms were available in two types of files: text, in Portuguese, and video, in LIBRAS. After collecting the data, I analyzed the results obtained through an online questionnaire, presenting the “positive”, “negative” and “do not apply” points. All data were tabulated from the categories defined in the responses of each deaf user. The questions were specially designed for each of the eight tools analyzed: Course, Activity, Forum, Chat, Support Material, Production Space, Mail and Profile. The materials collected were, in most responses, positive. About the critical elements of performance, pointed out by the deaf users, video resources were adjusted, in LIBRAS, to mediate the student's understanding of the Second Language (L2). Thus, respecting the First Language (L1) - LIBRAS - of the respondents, and inserting L2 - Portuguese - the possibilities of understanding the function of the tools in the platform were expanded. There were no complaints about the LIBRAS interpreters who worked on the project. In this work, deaf users pointed out the automatic translation avatar as a negative point of the platform. It was understood that the PLACE environment is not responsible for the difficulty encountered in the avatar; but perhaps a program / application created outside the environment has not achieved the clarity and agility necessary for the translation of contexts, generating this discomfort. The results showed that the four principles that guide web accessibility are well applied within the platform: perception, understanding, operation and robustness. These elements shown in the execution tables evaluated and analyzed in the tools. Finally, the course on the PLACE platform was considered satisfactory, as the participants were able to develop virtual learning under the focus of Distance Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languageen
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectWeb Accessibility Principlesen
dc.titleAcessibilidade de ambiente digital de educação a distância: Percepção de usuários surdos com o ensino médio completo e imcompletopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132520pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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