Tecnologias móveis e formação de professores Construção de concepções e práticas pedagógicas
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como ocorre o processo de construção de concepções e práticas de uso das tecnologias móveis por professores, a partir da experimentação em um curso de formação continuada. Trata-se de uma pesquisa embasada na metodologia qualitativa, com o estudo de caso do grupo de professores (8) em formação continuada. A teoria de Jean Piaget é a principal fundamentação, especialmente a “réussir et comprendre”, equilibração e tomada de consciência. Foi elaborad ...
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como ocorre o processo de construção de concepções e práticas de uso das tecnologias móveis por professores, a partir da experimentação em um curso de formação continuada. Trata-se de uma pesquisa embasada na metodologia qualitativa, com o estudo de caso do grupo de professores (8) em formação continuada. A teoria de Jean Piaget é a principal fundamentação, especialmente a “réussir et comprendre”, equilibração e tomada de consciência. Foi elaborada uma formação de professores, em que a experimentação de uso do celular se dava entre os pares no curso, os quais, posteriormente, planejavam e realizavam essa experimentação na sala de aula da escola com os alunos. O procedimento de produção de dados ocorreu nos encontros presenciais e a distância, e o percurso do grupo foi analisado em cinco momentos de problematização. Na análise, foram utilizadas duas categorias com três níveis em cada: a) práticas pedagógicas de uso do celular e b) concepções de uso pedagógico do celular. Observou-se que, na evolução do fazer com êxito e compreender, o grupo de professores partiu de uma compreensão indiferenciada e de pouco uso, passando a utilizar de maneira pedagógica o celular, construindo novas concepções, ao ponto em que essas concepções passaram a guiar as suas práticas. Destaca-se que o processo de construção foi transformador, os resultados ocasionaram evolução e progressos. As vivências e as reflexões também levaram as professoras a patamares mais elevados de concepção, fazendo a diferença nas práticas pedagógicas de uso do celular em sala de aula. ...
Abstract
This research aims to investigate how the process of building conceptions and practices for the use of mobile technologies by teachers occurs, based on experimentation in a continuing education course. Based on the qualitative methodology, with the case study of the group of teachers (8) in continuing formation. The Jean Piaget's theory is the main foundation, especially “réussir et comprendre”, balancing and awareness. A teacher continued formation was conducted with experimentation with cell ...
This research aims to investigate how the process of building conceptions and practices for the use of mobile technologies by teachers occurs, based on experimentation in a continuing education course. Based on the qualitative methodology, with the case study of the group of teachers (8) in continuing formation. The Jean Piaget's theory is the main foundation, especially “réussir et comprendre”, balancing and awareness. A teacher continued formation was conducted with experimentation with cell phone use, starting with peers in the course and later in the classroom with students at school. The data production procedure took place in faceto-face and distance meetings, and the group's course was analyzed in five moments of problematization. In the analysis, two categories were used with three levels in each: A- Pedagogical practices of using cell phones and B-Conceptions of pedagogical use of the cell phone. It was observed that in the evolution of the doing successfully and with understanding, the group of teachers started from an undifferentiated understanding and of little use, passing to use the cell phone pedagogically, building new conceptions, until the point where the conceptions started to guide their practices. It is noteworthy that the construction process was transformative, the results were of evolution and progress, the experiences and reflections took the teachers to higher levels of conceptions, making a difference in the pedagogical practices of cell phone use in the classroom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7489)Educação (2505)
Este item está licenciado na Creative Commons License