A educação de adultos trabalhadores e o papel da Educação Física em um programa de escolarização da prefeitura municipal de Porto Alegre/RS
Fecha
2021Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho trata acerca de um programa de escolarização de adultos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, tendo como objetivo compreender as relações e contradições entre trabalho, educação e educação física a partir deste fenômeno analisado. Tendo como campo teórico metodológico o materialismo histórico dialético, busca-se apresentar os múltiplos fatores que compõe este programa, sua dinâmica e estrutura, apreendendo as múltiplas contradições que perpassam a formação da c ...
Este trabalho trata acerca de um programa de escolarização de adultos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, tendo como objetivo compreender as relações e contradições entre trabalho, educação e educação física a partir deste fenômeno analisado. Tendo como campo teórico metodológico o materialismo histórico dialético, busca-se apresentar os múltiplos fatores que compõe este programa, sua dinâmica e estrutura, apreendendo as múltiplas contradições que perpassam a formação da classe trabalhadora, e a área da Educação Física nesse contexto. Trazendo o acúmulo de referenciais teóricos acerca da relação entre trabalho e educação, da Educação de Jovens e Adultos, de perspectivas contra-hegemônicas de educação e do próprio campo da Educação Física, constrói-se possibilidades de compreensão deste programa em suas particularidades e singularidades, sem perder de vista a totalidade das relações que se estabelecem na sociedade capitalista, buscando, assim, formas de superação do projeto histórico burguês. Assim, percebe-se que este Programa insere-se na lógica de adequação dos trabalhadores às novas necessidades de organização da produção, a partir da reestruturação produtiva, perpetuando uma educação dos mínimos para a classe trabalhadora que foi excluída do sistema escolar devido à necessidade de adentrar no mundo do trabalho. Por outro lado, ressalta-se apontamentos contra-hegemônicos na forma de organização deste programa, como a realização do tempo de aula no espaço e no tempo da jornada de trabalho, além de constituir-se como espaço de socialização de conhecimentos, ainda que de forma parcial, junto à classe trabalhadora. Com esta pesquisa aponta-se possibilidades para a área da Educação Física junto a formação dos trabalhadores, dentre elas a necessidade de uma apreensão teórica da realidade, superando as relações imediatas e empíricas, além da superação da lógica funcionalista da atividade física, apontando como tática do projeto histórico da classe trabalhadora a socialização dos conhecimentos produzidos ao longo do desenvolvimento humano para a efetiva humanização dos trabalhadores. ...
Resumen
Este trabajo trata de un programa de escolarización para trabajadores adultos del Municipio de Porto Alegre / RS, con el objetivo de comprender las relaciones y contradicciones entre trabajo, educación y educación física a partir de este fenómeno analizado. Con el materialismo histórico dialéctico como campo teórico, buscamos presentar los múltiples factores que componen este programa, su dinámica y estructura, aprehendiendo las múltiples contradicciones que permean la formación de la clase tra ...
Este trabajo trata de un programa de escolarización para trabajadores adultos del Municipio de Porto Alegre / RS, con el objetivo de comprender las relaciones y contradicciones entre trabajo, educación y educación física a partir de este fenómeno analizado. Con el materialismo histórico dialéctico como campo teórico, buscamos presentar los múltiples factores que componen este programa, su dinámica y estructura, aprehendiendo las múltiples contradicciones que permean la formación de la clase trabajadora, y el área de la Educación Física en este contexto. Aportando el cúmulo de referencias teóricas sobre la relación entre trabajo y educación, la Educación de Jóvenes y Adultos, las perspectivas contrahegemónicas en la educación y el propio campo de la Educación Física, se construyen posibilidades de entender este programa en sus particularidades y singularidades, sin perder en vista de la totalidad de las relaciones que se establecen en la sociedad capitalista, buscando así la forma de superar el proyecto histórico burgués. Así, queda claro que este Programa se enmarca en la lógica de adecuar a los trabajadores a las nuevas necesidades de organización de la producción, basadas en la reestructuración productiva, perpetuando una educación de mínimos para la clase trabajadora que fue excluida del sistema escolar por la necesidad de ingresar al mundo laboral. Por otro lado, se destacan notas contrahegemónicas en la forma de organización de este programa, como la realización del tiempo de clase en el espacio y tiempo de la jornada laboral, además de ser un espacio para la socialización de los conocimientos, aunque sea parcialmente, con la clase trabajadora. Con esta investigación se apuntan posibilidades para el área de Educación Física junto con la formación de los trabajadores, entre ellas la necesidad de una comprensión teórica de la realidad, superando las relaciones inmediatas y empíricas, además de superar la lógica funcionalista de la actividad física, apuntando como táctica del proyecto histórico de la clase obrera a la socialización del conocimiento producido a lo largo del desarrollo humano para la humanización efectiva de los trabajadores. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Colecciones
-
Ciencias de la Salud (9012)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License