Entre história e ladainhas de capoeira : uma possível narrativa no ensino de história
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
A presente dissertação é uma narrativa sobre uma pesquisa fundamentada em uma dimensão propositiva que proporcionou diálogo entre as metodologias de pesquisa e a metodologia de ensino. Desenvolvida para o ensino de história da cultura afro-brasileira, a sequência didática desenvolvida faz uso de ladainhas de capoeira como proposta de estudo e de produção narrativa dos alunos sobre determinado período histórico. Essa abordagem teve como objetivo principal elaborar uma metodologia sobre a Educaçã ...
A presente dissertação é uma narrativa sobre uma pesquisa fundamentada em uma dimensão propositiva que proporcionou diálogo entre as metodologias de pesquisa e a metodologia de ensino. Desenvolvida para o ensino de história da cultura afro-brasileira, a sequência didática desenvolvida faz uso de ladainhas de capoeira como proposta de estudo e de produção narrativa dos alunos sobre determinado período histórico. Essa abordagem teve como objetivo principal elaborar uma metodologia sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na perspectiva pedagógica positiva, tal como propõe a Lei nº 10.639/03. Como problema central da pesquisa temos: como o trabalho com a ladainha de capoeira poderia contribuir na produção de narrativas no Ensino de História sobre o tema “escravismo” de maneira positiva no que se refere à cultura afro-brasileira? As ladainhas de capoeira são narrativas básicas para o desenvolvimento desta proposta. As metodologias na escrita desta dissertação serão desdobradas em duas: a metodologia de ensino e a metodologia de pesquisa. Na primeira serão analisados os cânticos da roda de capoeira, que estarão selecionados de acordo com o recorte histórico sobre o escravismo. Dessa forma, duas ladainhas serão escolhidas como referências de ensino aos alunos, tendo a oralidade como valor de conhecimento dos elementos culturais africanos. Na segunda metodologia, a pesquisa partirá de uma sondagem sobre o conhecimento dos alunos acerca da contribuição cultural dos negros ao Brasil. Essas metodologias permitiram a produção propositiva da dissertação, que foi a construção de ladainhas conforme os temas propostos em aula. Com as produções foi possível aproximar o Ensino de História a um dos fundamentos mais importantes da Capoeira que é a oralidade, preservando valores civilizatórios afro-brasileiros como fonte de estudos. ...
Abstract
The following paper is a report of a fundamental research in a propositive dimension which allowed the dialogue between teaching and research methodologies. The lesson plan was developed for African-Brazilian culture history classes and it has Capoeira ladainhas(Capoeira litanies, in English) as the study proposition and the students’ narrative production about a certain historical period. This approach aims mainly to elaborate a methodology about education for ethnical-racial relations from th ...
The following paper is a report of a fundamental research in a propositive dimension which allowed the dialogue between teaching and research methodologies. The lesson plan was developed for African-Brazilian culture history classes and it has Capoeira ladainhas(Capoeira litanies, in English) as the study proposition and the students’ narrative production about a certain historical period. This approach aims mainly to elaborate a methodology about education for ethnical-racial relations from the lenses of the positive pedagogy, as proposed in the Brazilian Federal Law no. 10.639 of 2003. The core research problem is finding out how working with Capoeira ladainhas may contribute to narrative production in History teaching about slavery in a positive way when referring to African-Brazilian culture. Capoeira ladainhas are basic narratives to develop this plan. Two writing methodologies were used in writing this paper, which are: teaching methodology and research methodology. On the first, songs sung in Capoeira circles(or rings) were analyzed, which will be selected according to the historical cutout about slavery. So, two ladainhas will be selected as teaching reference to students, focusing on orality as the knowledge value from African culture elements. Yet, on the second methodology, the research will begin with a poll on the students’ knowledge about black people's contribution to Brazil. Both methodologies allowed the propositional production of this paper, which was the ladainhas construction according to the in-class suggested topics. From these works, it was possible to approximate History teaching to one of the most important foundations from Capoeira, which is orality, by preserving African-Brazilian civilizing values as study source. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)
Este item está licenciado na Creative Commons License
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História
Oliveira, Rafael de (2021) [Dissertação]Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em ... -
“Professora, e as mulheres nessa história toda?” : sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária
Soares, Daniela de Lima (2021) [Dissertação]O presente trabalho buscou mobilizar a categoria gênero para reconhecer e incluir as mulheres na história ensinada. A fim de analisar minha própria prática pedagógica e compreender se, e como, ela estaria reproduzindo ou ... -
Depoimento de Jeferson Matos de Colares
Colares, Jeferson Matos de; Goellner, Silvana Vilodre (2010) [Entrevista]Início do envolvimento com o Projeto Segundo Tempo Universitário; metodologia de ensino; proposta junto às modalidades de futsal e handebol; opção por não dividir as turmas por sexo; importância do projeto para a comunidade ...