Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorBrugnera, Camila Dal-Ript_BR
dc.date.accessioned2021-10-09T04:55:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230609pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists of presenting the development, theoretical background and considerations on implementing a Portuguese teaching project developed for a sixth grade of elementary school in a public school in Porto Alegre. The motivation for the development of this paper originates from the desire to share considerations with useful potential for teaching practice, thus not being restricted to the academic circle. The elaboration of the teaching project was motivated by the desire to improve the students' experience in the classroom, valuing their previous knowledge and developing school content in a contextualized way. For this reason, it was developed from the analysis of students' needs and from a theoretical background opposite to a traditional education structure. Through knowledge about mythology ― content chosen to be used in the classroom ― aspects related to students' literacy and citizenship education are explored. The theme is considered a motivational element and was chosen because it is strongly present among students' references and, therefore, fosters meaningful learning. It is concluded, from the considerations on the development of this project, the importance of sharing the teaching experiences inside and out the academic context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese teachingen
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectCitizenship educationen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTeaching projecten
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectMythologyen
dc.titleMitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131359pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples