História e filosofia da ciência no ensino de biologia: influência de uma abordagem contextual no ensino de evolução
Fecha
2018Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos a ...
Apesar dos motivos que determinam os padrões de qualidade na educação científica variarem entre os países e culturas, o nível de letramento científico é o que orienta as percepções e decisões dos estudantes a respeito de problemáticas científicas, seja a nível pessoal ou social. Para isso, enxergar e interpretar as ciências a partir de uma perspectiva mais contextualizada interdisciplinar se faz necessário, considerando não só os conteúdos científicos, mas também valorizando o aprendizado dos alunos no que diz respeito à natureza da ciência em seus vários aspectos e da atividade científica em si. Nos últimos trinta anos, o interesse pelo ensino contextual das ciências consolidou uma área de pesquisa no campo de educação em ciências, explorando seus componentes históricos, filosóficos, sociais e culturais, enfatizando as possibilidades e potencialidades de sua utilização nas aulas de ciências do ensino básico e nas disciplinas científicas do ensino superior, principalmente sobre o aprendizado em relação à natureza da ciência. A presente monografia apresenta os resultados do efeito de uma intervenção didática por abordagem contextual histórico-filosófica nas concepções sobre natureza da ciência presentes em alunos de uma disciplina do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram para concepções diversas e para uma mudança conceitual significativa e favorável no perfil geral da turma. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Ciencias Biológicas (1355)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License