O repertório de ação coletiva do CPERS-sindicato sob a visão de professoras de uma escola estadual de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Kunrath | pt_BR |
dc.contributor.author | Manara, Leonardo Maihub | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-02T04:45:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230430 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um contexto de sérias ameaças aos interesses da categoria docente, a literatura a respeito do seu sindicalismo indica uma fragilização das relações entre sindicato e trabalhadoras. Entendendo que as percepções das professoras a respeito das ações desenvolvidas pelos sindicatos são um aspecto importante dessas relações, neste trabalho, buscamos investigar as percepções de seis professoras de uma escola estadual de Porto Alegre sobre o repertório de ações desenvolvido pelo CPERSSINDICATO. Assim, realizamos entrevistas semi-estruturadas com as professoras, para acessar sua visão das ações sindicais, e uma análise do jornal Sineta no período de dois anos, a partir de agosto de 2016, para a caracterização do referido repertório. Nossos resultados sugeriram a presença de alguns marcadores da crise dos sindicatos apontada pela literatura, embora pareça haver um consenso por parte das professoras acerca da importância do sindicalismo. A participação maior no movimento sindical, a partir de nossos achados, está associada a uma identificação mais ideológica com o CPERS, enquanto a não-participação está associada a uma aversão ao envolvimento do mesmo com política partidária. De uma forma independente do grau de participação da entrevistada, a precarização das condições do trabalho e da vida docente figuraram como fatores que dificultam a participação no sindicalismo. Destacamos a importância do desenvolvimento de mais investigações estudando as relações de identificação com o repertório de ações do sindicato, em especial no que diz respeito ao envolvimento do mesmo com a política partidária e as suas ações de mediação para o engajamento da categoria em estruturas de organização de base. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Sindicalismo : Educação | pt_BR |
dc.title | O repertório de ação coletiva do CPERS-sindicato sob a visão de professoras de uma escola estadual de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109201 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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