Educação ambiental: morcegos do Rio Grande do Sul
Fecha
2018Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo e apresenta cerca de 20% das espécies do planeta (MMA, 2008). No entanto toda essa riqueza natural corre perigo pela falta de informação e pelo modelo econômico que desvaloriza a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, a natureza e a biodiversidade. Assim se faz necessário que a população conheça a biodiversidade do local onde vive e a relevância de cada espécie para o equilíbrio ecológico, até porque desse equilíbrio também depende a e ...
O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo e apresenta cerca de 20% das espécies do planeta (MMA, 2008). No entanto toda essa riqueza natural corre perigo pela falta de informação e pelo modelo econômico que desvaloriza a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, a natureza e a biodiversidade. Assim se faz necessário que a população conheça a biodiversidade do local onde vive e a relevância de cada espécie para o equilíbrio ecológico, até porque desse equilíbrio também depende a existência humana. Os morcegos são um grupo singular de mamíferos com hábitos extremamente diversificados, mas desconhecidos pelo temor gerado pelos mitos que rodeiam esses animais. A pesquisa em questão revela a repercussão da atividade ludiforme Vida de Morcego e da cartilha Morcegos do Rio Grande do Sul, ambas criadas para esse estudo, no setor infantil do Encontro Regional dos Estudantes de Biologia da Região Sul (EREB Sul). A atividade Vida de Morcego é semelhante a um jogo de tabuleiro e apresenta aspectos da relação entre morcegos e seres humanos. A cartilha tem como proposta apresentar aos participantes os animais que enfrentam os desafios vistos na atividade anteriormente mencionada e apresenta, de forma mais técnica, alguns dos morcegos do estado. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que se iniciou com a revisão de estudos de caráter científico e pedagógico sobre morcegos e práticas de educação ambiental, para a elaboração da cartilha, da atividade ludiforme e também para a aplicação das atividades durante o EREB. As práticas contaram com 12 voluntários de idade e escolaridade variadas. Registraram-se os conhecimentos prévios dos voluntários, através de um questionário; também se registrou a reação dos participantes, bem como seus relatos, em um diário de campo e os trabalhos artísticos por eles desenvolvidos, após o término das atividades. Pelos questionários se pode observar que os voluntários possuiam certo conhecimento e sensibilidade em relação ao tema proposto. As práticas demonstraram o poder de sensibilização da educação ambiental, principalmente quando é associada à atividades lúdicas. Após o término da atividade, os participantes apontaram os problemas que atividades antrópicas descriteriosas podem causar aos morcegos e sobre o papel dos morcegos na natureza; a empolgação dos participantes em relação à atividade ludiforme foi evidente e alguns voluntários jogaram novamente, mostrando que a atividade atingiu o objetivo esperado de gerar momentos lúdicos e prazerosos e de contribuir para a conscientização sobre morcegos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Ciencias Biológicas (1355)
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