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dc.contributor.advisorPereira, Maria João Veloso da Costa Ramospt_BR
dc.contributor.authorMachado, Luizapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-02T04:43:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230421pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo e apresenta cerca de 20% das espécies do planeta (MMA, 2008). No entanto toda essa riqueza natural corre perigo pela falta de informação e pelo modelo econômico que desvaloriza a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, a natureza e a biodiversidade. Assim se faz necessário que a população conheça a biodiversidade do local onde vive e a relevância de cada espécie para o equilíbrio ecológico, até porque desse equilíbrio também depende a existência humana. Os morcegos são um grupo singular de mamíferos com hábitos extremamente diversificados, mas desconhecidos pelo temor gerado pelos mitos que rodeiam esses animais. A pesquisa em questão revela a repercussão da atividade ludiforme Vida de Morcego e da cartilha Morcegos do Rio Grande do Sul, ambas criadas para esse estudo, no setor infantil do Encontro Regional dos Estudantes de Biologia da Região Sul (EREB Sul). A atividade Vida de Morcego é semelhante a um jogo de tabuleiro e apresenta aspectos da relação entre morcegos e seres humanos. A cartilha tem como proposta apresentar aos participantes os animais que enfrentam os desafios vistos na atividade anteriormente mencionada e apresenta, de forma mais técnica, alguns dos morcegos do estado. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que se iniciou com a revisão de estudos de caráter científico e pedagógico sobre morcegos e práticas de educação ambiental, para a elaboração da cartilha, da atividade ludiforme e também para a aplicação das atividades durante o EREB. As práticas contaram com 12 voluntários de idade e escolaridade variadas. Registraram-se os conhecimentos prévios dos voluntários, através de um questionário; também se registrou a reação dos participantes, bem como seus relatos, em um diário de campo e os trabalhos artísticos por eles desenvolvidos, após o término das atividades. Pelos questionários se pode observar que os voluntários possuiam certo conhecimento e sensibilidade em relação ao tema proposto. As práticas demonstraram o poder de sensibilização da educação ambiental, principalmente quando é associada à atividades lúdicas. Após o término da atividade, os participantes apontaram os problemas que atividades antrópicas descriteriosas podem causar aos morcegos e sobre o papel dos morcegos na natureza; a empolgação dos participantes em relação à atividade ludiforme foi evidente e alguns voluntários jogaram novamente, mostrando que a atividade atingiu o objetivo esperado de gerar momentos lúdicos e prazerosos e de contribuir para a conscientização sobre morcegos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectAtividade ludiformept_BR
dc.subjectChiropterapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMorcegospt_BR
dc.titleEducação ambiental: morcegos do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.identifier.nrb001109216pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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