Educação ambiental: morcegos do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria João Veloso da Costa Ramos | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Luiza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-02T04:43:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230421 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo e apresenta cerca de 20% das espécies do planeta (MMA, 2008). No entanto toda essa riqueza natural corre perigo pela falta de informação e pelo modelo econômico que desvaloriza a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, a natureza e a biodiversidade. Assim se faz necessário que a população conheça a biodiversidade do local onde vive e a relevância de cada espécie para o equilíbrio ecológico, até porque desse equilíbrio também depende a existência humana. Os morcegos são um grupo singular de mamíferos com hábitos extremamente diversificados, mas desconhecidos pelo temor gerado pelos mitos que rodeiam esses animais. A pesquisa em questão revela a repercussão da atividade ludiforme Vida de Morcego e da cartilha Morcegos do Rio Grande do Sul, ambas criadas para esse estudo, no setor infantil do Encontro Regional dos Estudantes de Biologia da Região Sul (EREB Sul). A atividade Vida de Morcego é semelhante a um jogo de tabuleiro e apresenta aspectos da relação entre morcegos e seres humanos. A cartilha tem como proposta apresentar aos participantes os animais que enfrentam os desafios vistos na atividade anteriormente mencionada e apresenta, de forma mais técnica, alguns dos morcegos do estado. Esta é uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, que se iniciou com a revisão de estudos de caráter científico e pedagógico sobre morcegos e práticas de educação ambiental, para a elaboração da cartilha, da atividade ludiforme e também para a aplicação das atividades durante o EREB. As práticas contaram com 12 voluntários de idade e escolaridade variadas. Registraram-se os conhecimentos prévios dos voluntários, através de um questionário; também se registrou a reação dos participantes, bem como seus relatos, em um diário de campo e os trabalhos artísticos por eles desenvolvidos, após o término das atividades. Pelos questionários se pode observar que os voluntários possuiam certo conhecimento e sensibilidade em relação ao tema proposto. As práticas demonstraram o poder de sensibilização da educação ambiental, principalmente quando é associada à atividades lúdicas. Após o término da atividade, os participantes apontaram os problemas que atividades antrópicas descriteriosas podem causar aos morcegos e sobre o papel dos morcegos na natureza; a empolgação dos participantes em relação à atividade ludiforme foi evidente e alguns voluntários jogaram novamente, mostrando que a atividade atingiu o objetivo esperado de gerar momentos lúdicos e prazerosos e de contribuir para a conscientização sobre morcegos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Atividade ludiforme | pt_BR |
dc.subject | Chiroptera | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Morcegos | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: morcegos do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109216 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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