Show simple item record

dc.contributor.advisorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aline Sanhudo dapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T04:26:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230401pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia está presente em todos os lugares, da forma mais simples à mais complicada, graças à inovação nos meios de comunicação e aos fomentos ao desenvolvimento tecnológico. Com isso, as relações sociais e de emprego também se moldam ao contexto digital, surgindo assim as novas profissões. As mulheres, por sua vez, também vivenciam a evolução dos seus direitos na sociedade nos últimos anos. Diante disso, este estudo visa apresentar as percepções de empreendedoras digitais sobre empreender digitalmente, destacando suas motivações, desafios e trajetórias no processo de negócio digital, ou seja, além de abordar o empreendedorismo digital em um contexto geral, como um assunto recorrente, busca-se incluir o gênero feminino e entender quais são as perspectivas por trás da escolha de carreira, assim como apresentar o perfil dessas empreendedoras. Logo, foram realizadas entrevistas com quatro empreendedoras digitais por meio de um questionário e um roteiro semiestruturado, os quais auxiliaram na constatação de que há um padrão de perfis, motivações, desafios e perspectivas de vida. Com relação ao empreendedorismo digital no contexto geral, também houve um padrão de percepções, o mesmo apresentou-se otimista, de acordo com os aspectos positivos e negativos destacados pelas empreendedoras. O empreendedorismo digital também mostrou-se favorável para a inserção de mulheres no segmento.pt_BR
dc.description.abstractTechnology is present everywhere, from the simplest way to the most complicated, thanks to innovation in the media and incentives to technological development. Since social relations and employment also shape the digital context, the new professions are emerging too. Women also experience the evolution of their rights in society in recent years. Thus, this study intend to present the perceptions of digital entrepreneurs about digital entrepreneurship, highlighting their motivations, challenges and trajectories in the digital business process. Besides addressing digital entrepreneurship in a general context, as a recurring subject, the gender context is included in the analysis to understand which are the perceptions behind the career choice, as well as to present the profile of these entrepreneurs. Interviews were realized with four digital female entrepreneurs through a semi-structured questionnaire , which helped to verify that there is a pattern of profiles, motivations, challenges and life perspectives. Regarding digital entrepreneurship in the general context, there was also a pattern of perceptions, which was optimistic, according to the positive and negative aspects highlighted by the entrepreneurs. Digital entrepreneurship was also favorable for the inclusion of women in the segment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDigitalen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFemaleen
dc.titleInovação e empreendedorismo na era digital : percepções de empreendedoras digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record