Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorBufrem, Leilah Santiagopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Bruna Silva dopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T04:26:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1807-8893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230366pt_BR
dc.description.abstractEste é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informações de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.pt_BR
dc.description.abstractThis is a webometric study about the discussion around what audiences should be privileged due to the incidence and impacts of scientific information. The research verifies how and with what intensity these changes in information flow have been occurring in the virtual environment. In order to do so, the study surveys four blogs identified in the Anel de Blogs ABC (Um Longo Argumento, Via gene, Cultura Científica and Neurocientista de Plantão). The study uses the software SocSciBot4 (TWEWALL, 2010) and the method of content analysis (Bardin, 1977) for the categorization of posts made by the researchers responsible for the blogs between January and December 2012. The results indicate that the possibility of new forms of scientific literacy is effectively implemented in the web and suggest that these changes are to be observed in their use of services and platforms for sharing information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm Questão. Porto Alegre. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2015), p. 271-295pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific communicationen
dc.subjectWebometriapt_BR
dc.subjectWebometricsen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectBlogsen
dc.subjectBrazilian researchersen
dc.titleOlhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuaispt_BR
dc.title.alternativeComplementary views on scientific literacy and the role of researchers in virtual communities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982214pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples