Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorLima, Leonardo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T04:24:34Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230325pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo compreender como os professores de Educação Física (EF) percebem sua prática pedagógico-avaliativa, refletindo sobre a inserção da autoavaliação nesse processo, tendo como aporte teórico e epistemológico a Educação Libertadora de Paulo Freire. Para a sua realização, foi adotada a pesquisa qualitativa, cuja inspiração e pressupostos teóricometodológicos se sustentam na Pesquisa Participante a partir das discussões de Carlos Brandão. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados a observação participante, entrevistas semiestruturadas, análise documental e, os círculos dialógicos investigativoauto(trans)formativos, tendo como colaboradoras quatro professoras de EF de uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre/RS. A análise e interpretação das informações ocorreu através da análise de conteúdo de Bardin, evidenciando que nesse contexto a avaliação na EF escolar está pautada fundamentalmente nas vertentes tradicional e formativa através de estratégias formais e o enfoque esportivo como conteúdo basilar. Além disso, foram encontrados fragmentos de uma proposta autoavaliativa consubstanciada no diálogo entre docente e discente, perspectivando um viés emancipatório construído nas trocas coletivas. Nesse sentido, mostrou-se como um caminho/elemento fundamental no desenvolvimento discente em busca de uma possível (trans)formação crítica e reflexiva.pt_BR
dc.description.abstractThis study has the objective to understand how the Physical Education (PE) teachers perceive their pedagogical-evaluative practice, reflecting about the insertion of self-assessment in this process, having Paulo Freire's Liberating Education as its theoretical and epistemological contribution. For its realization, qualitative research was adopted, whose inspiration and theoretical-methodological assumptions are based on Participant Research based on the discussions of Carlos Brandao. As methodological instruments, participant observation, semistructured interviews, documentary analysis and the investigative-auto(trans)formative dialogic circles were used, having as collaborators four PE teachers from a public school in Porto Alegre/RS. The analysis and interpretation of the information occurred through the analysis of Bardin's content, showing that in this context the evaluation in school PE is fundamentally based on the traditional and formative aspects through formal strategies and the sports focus as basic content. Besides that, fragments of a self-assessment proposal consubstantiated in the dialogue between teacher and student were found, manifesting an emancipatory bias built in collective exchanges. In this sense, it showed to be a fundamental way/element in student development in search of a possible critical and reflective (trans)formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação fisica escolar : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectSelf-evaluationen
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectEmancipatory evaluationen
dc.subjectSchool Physical Educationen
dc.titleDiálogos docentes sobre a prática pedagógico-avaliativa : o caso da autoavaliação na educação física escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132019pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples