Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um
Visualizar/abrir
Data
2011Tipo
Outro título
Statistical knowledge and its inclusion in the curriculum to govern one and all
Assunto
Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo. Nesse contexto, o saber estatístico e sua cur ...
Este artigo tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização nos diferentes níveis de ensino. Mobilizando a ideia foucaultiana de governamentalidade, a discussão sugere um olhar político sobre a Estatística como domínio de saber científico, assim como leva a pensar essa curricularização no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica como domínio de saber orientado para o governamento do próprio indivíduo. Nesse contexto, o saber estatístico e sua curricularização se tornam tecnologias para orientação de condutas no quadro de uma racionalidade governamental contemporânea. ...
Abstract
This article examines statistical knowledge and its inclusion in the curriculum at different teaching levels. Using Foucault’s notion of governmentality, we suggest a political look at statistics as a domain of scientific knowledge and analyze its inclusion in the curriculum according to the National Guidelines for Elementary Education as a knowledge domain directed at governing the individual. We show how statistical knowledge and its inclusion in the curriculum have become technologies to gui ...
This article examines statistical knowledge and its inclusion in the curriculum at different teaching levels. Using Foucault’s notion of governmentality, we suggest a political look at statistics as a domain of scientific knowledge and analyze its inclusion in the curriculum according to the National Guidelines for Elementary Education as a knowledge domain directed at governing the individual. We show how statistical knowledge and its inclusion in the curriculum have become technologies to guide conduct in the context of contemporary governmental rationality. ...
Contido em
Bolema. Rio Claro, SP. Vol. 24, n. 40 (dez. 2011), p. 855-871
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39541)Ciências Humanas (6787)
Este item está licenciado na Creative Commons License