A imagem descorporificada de nós mesmos : notas sobre posse do próprio corpo e propriocepção à luz do enativismo
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Date
2021Author
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo trata de certos problemas filosóficos relativos à autoconsciência corpórea, tendo como principal objetivo enfraquecer uma imagem descorporificada da concepção que temos de nós mesmos. O trabalho é composto de quatro ensaios conectados: os dois primeiros apresentam uma leitura de filósofos representativos da tradição analítica de inspiração kantiana (Elizabeth Anscombe, Peter Strawson e Gareth Evans), onde se pretende mostrar como esses autores negligenciam nossa natureza corpo ...
O presente estudo trata de certos problemas filosóficos relativos à autoconsciência corpórea, tendo como principal objetivo enfraquecer uma imagem descorporificada da concepção que temos de nós mesmos. O trabalho é composto de quatro ensaios conectados: os dois primeiros apresentam uma leitura de filósofos representativos da tradição analítica de inspiração kantiana (Elizabeth Anscombe, Peter Strawson e Gareth Evans), onde se pretende mostrar como esses autores negligenciam nossa natureza corporificada; os outros dois ensaios examinam certos fenômenos de nossa autoconsciência corpórea (a sensação de posse do próprio corpo e a propriocepção), buscando reinterpretá-los à luz de algumas variedades do enativismo (sensório motor, mente estendida e psicologia ecológica). A hipótese central a ser defendida é a de que o corpo humano tem um papel constitutivo, senão em nossa autoconsciência, ao menos na experiência perceptiva. Isso envolve questionar a ideia de que a mente ou o cérebro (as representações mentais ou os neurônios) funcionam isoladamente e estão no centro de nossas operações cognitivas. Na crítica proposta, a mente ou o cérebro são concebidos como em interação com o corpo e com o ambiente. A fim de articular essa concepção holística cérebro-corpo-mundo, a presente tese se vale de alguns conceitos da fenomenologia clássica e das recentes contribuições enativistas que resistem à tendência cognitivista contemporânea. Como resultado, pretende-se meramente sugerir novos caminhos de pesquisas pautados por enativismos sobre a autoconsciência corpórea. ...
Abstract
The following piece deals with certain philosophical problems related to bodily self-awareness, with the main objective of tackling a disembodied image of ourselves. The study consists of four connected essays: the first two present a reading of philosophers representative of the analytical tradition of Kantian inspiration (Elizabeth Anscombe, Peter Strawson, and Gareth Evans) and they intend to show how these authors neglect our embodied nature. The other two essays examine certain bodily self ...
The following piece deals with certain philosophical problems related to bodily self-awareness, with the main objective of tackling a disembodied image of ourselves. The study consists of four connected essays: the first two present a reading of philosophers representative of the analytical tradition of Kantian inspiration (Elizabeth Anscombe, Peter Strawson, and Gareth Evans) and they intend to show how these authors neglect our embodied nature. The other two essays examine certain bodily self-awareness phenomena (the sense of body ownership and the proprioception) seeking to reinterpret them in the light of some varieties of enactivism (motor sensory, extended mind, and ecological psychology). The central hypothesis being defended here is that the human body has a constitutive role, if not in our self-awareness, at least in our perceptual experience. This involves questioning the idea that the mind or the brain (the mental representations or the neurons) work in isolation and are at the center of our cognitive operations. In the proposed criticism, the mind or brain are conceived as interacting with the body and the surrounding environment. In order to articulate this holistic brain-body-world conception, the present thesis draws on some concepts from classical phenomenology and the recent enactivist contributions that resist the contemporary cognitive trend. As a result, it modestly intends to suggest new research paths guided by enactivism regarding bodily self-awareness. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Collections
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