Pesquisar a educação em uma era globalizante
Fecha
2011Otro título
Researching education in a globalising era
Resumo
Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar aten ...
Neste artigo defendemos que embora o setor da educação esteja passando por significativas mudanças como consequência de processos amplamente associados à globalização, muitas das categorias pelas quais abordamos a análise do setor tendem a ser aplicadas como se fossem normais e dadas. Denominamos esses pressupostos de um conjunto de ismos, isto é, a tendência de encarar o mundo como inalterado. Para pesquisar a educação em uma era globalizante, argumentamos que os pesquisadores devem estar atentos à natureza modificada do Estado e sua relação com a educação; ao nacional como nodo fundamental na governança da educação; ao pressuposto de que a educação como um setor é composto dos mesmos componentes (atores, interesses, mecanismos) como no passado; e que esse espaço em si é um cenário inerte no qual todas essas mudanças estão ocorrendo. Trazendo esses pressupostos para a linha de frente e tornando-os visíveis, esperamos também dar visibilidade um setor da educação que está passando por dramáticas mudanças em forma, conteúdo e desfecho. ...
Abstract
In this paper we argue that whilst the education sector has undergone significant changes as a consequence of processes broadly associated with globalisation, many of the categories through which we have approached the analysis of the sector tend to be applied as if it were business as usual. We have called these assumptions a set of isms; that is, that the tendency to see the world as unchanged. In order to research education in a globalising era, we argue that researchers must be attentive to ...
In this paper we argue that whilst the education sector has undergone significant changes as a consequence of processes broadly associated with globalisation, many of the categories through which we have approached the analysis of the sector tend to be applied as if it were business as usual. We have called these assumptions a set of isms; that is, that the tendency to see the world as unchanged. In order to research education in a globalising era, we argue that researchers must be attentive to the changed nature of the state and its relationship to education, to the national as the primary node in education governance, to the assumption that education as a sector is made up of those same components (actors, interests, mechanisms) as in the past, and that space itself is an inert background against which all of these changes are taking place. By bringing to the fore, and making visible, these assumptions, we hope to also bring into view an education sector that is undergoing dramatic change in form, content and outcome. ...
En
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 347-363
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39580)Ciencias Humanas (6795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License