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dc.contributor.advisorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Grazielli Padilhapt_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229906pt_BR
dc.description.abstractSentido de Vida (SV) é uma variável que tem conquistado cada vez mais espaço na literatura psicológica. Observa-se que o SV está associado a indicadores de saúde mental e variáveis positivas presentes no desenvolvimento humano. Esta dissertação buscou: 1) apresentar as teorias que versam sobre Sentido de Vida e questões de operacionalização do constructo; 2) investigar qualitativamente as concepções de sentido de vida em universitários 3) realizar o processo de adaptação e levantamento de evidências de validade da The Multidimensional Existential Meaning Scale (MEMS, George & Park, 2017) para a população brasileira. Foram desenvolvidos 4 estudos, um teórico e três empíricos. O estudo teórico apresenta o panorama geral sobre o constructo de SV na literatura, desde as contribuições de Viktor E. Frankl às propostas atuais da Psicologia Positiva. O estudo empírico qualitativo realizado com estudantes universitário brasileiros, com idades entre dezoito e trinta anos, utilizou o método fenomenológico descritivo proposto por Giorgi et al. (2017). Esse trabalho teve como objetivo compreender a estrutura essencial da experiência de SV com essa população. Já o terceiro trabalho desenvolveu-se um estudo de caso de um jovem universitário (H. de 24 anos de idade), que relatou ausência de sentido em sua vida acadêmica e profissional. Esse caso foi interpretado a luz da Logoterapia e nos auxilia a compreender como a ausência de sentido pode afetar a vida do estudante universitário. Por fim, o quarto estudo foi um estudo de tradução, adaptação e levantamento de evidências de validade para a The Multidimentional Existential Meaning Scale (MEMS) ao contexto brasileiro. Esse foi um estudo quantitativo transversal realizado com adultos brasileiros maiores de dezoito anos de ambos os sexos. No primeiro estudo constata-se que diferentes abordagens teóricas contribuíram para o avanço dos estudos sobre SV, tornando esse um constructo complexo. Observou-se que o modelo de entendimento mais recente propõe que SV seja avaliado enquanto um constructo multidimensional, formado por três dimensões: cognitiva (compreensão), motivacional (propósito) e afetiva (mattering). No segundo trabalho observou-se que a essência da experiência de SV em universitários brasileiros é constituída por cinco elementos: pertencimento, propósito, autotranscendência, finitude e espiritualidade. Esse achado está de acordo com a literatura internacional, porém, esses elementos ainda não haviam sido identificados atuando conjuntamente para formação da experiência de SV. No terceiro estudo, se constatou que a experiência de ausência de sentido de H. estava conectada a quatro elementos: não responsabilização, vazio existencial, ceder ao conformismo e autoritarismo, e ausência de uma perspectiva de futuro. Por sua vez, no quarto artigo sobre o estudo de adaptação e levantamento de evidencias de validade da MEMS ao contexto brasileiro, constatou-se que o modelo de três dimensões proposto pela escala apresentou índices de consistência interna satisfatória, correspondeu às expectativas teóricas nas correlações e mostrou boa capacidade preditiva em relação às variáveis de bem-estar. Ao todo, essa dissertação apresenta evidências sobre a relevância da variável de SV para a saúde mental da população brasileira, bem como a necessidade de maiores estudos sobre a mesma nesse cenário. De modo específico, apresentam-se estudos capazes de fomentar a discussão sobre a adequação das teorias internacionais sobre SV ao contexto brasileiro e a necessidade de propostas culturalmente adequadas para o estudo dessa variável.pt_BR
dc.description.abstractMeaning in Life (MIL) has been the focus of the attention in the last years in the psychological framework. MIL its associated with mental health indicators and positive variables in the human development. This dissertation aims to: 1) present the theories about MIL and the operationalization of the construct; 2) investigate in a qualitative study the understanding of MIL among college students; 3) carry out the adaptation process and validity of The Multidimensional Existential Meaning Scale (MEMS, George & Park, 2017) to the Brazilian context. To accomplish that, we conduct four studies, being one theoretical study and three empirical studies. The theoretical study shows a general view about MIL on the broad literature of Psychology, since the contributions from Viktor E. Frankl to the proposals of the recent Positive Psychology. The qualitative study was conduct with Brazilian college students, ages between eighteen and thirty years old, using the descriptive phenomenological method as proposed by Giorgi et al. (2017). This work have the aim to comprehend the essential structure from the lived experience of MIL with that population. The third study was conduct as a case study based on the interview of a young college student (H., 24 years old) that reported the absence of MIL in his academic and professional life. This case used the Logotherapy framework to better understanding the impact of the absence of MIL in the life of a college student. The last study offers a view of the process of searching for evidence of validity to the MEMS in the Brazilian context. This was a cross-sectional quantitative study with Brazilian adults with age above eighteen years old males and females. The first study we observe that different theoretical frameworks has contributed to the advancement of the study of MIL, making this concept even more complex. We also observed that the more recent understanding about the construct proposes that it should be evaluated as a multidimensional construct, formed for three dimensions: cognitive dimension (comprehension), motivational dimension (purpose), and an affective dimension (mattering). The second study suggests that the essence of the lived experience of MIL contains five elements: belonging, purpose, self-transcendence, finitude and spirituality. This results finds support in the international literature about MIL, however this five elements have not been identified operating together to form the lived experience of MIL. The third study brings the case H. and we observed that the lack of meaning in his experiences where connected to four elements: non-accountability, existential void, giving in to conformism and authoritarianism, and absence of a future perspective. In the study about the adaptation of the MEMS to the Brazilian context, we could observe that the tripartite view model shows a good internal consistency and correspond to our theoretical expectations in the correlations with other variables. In addition, the MEMS showed good predictive power to the wellbeing variables. This dissertation brings attention to the importance of the MIL variables to the mental health of the Brazilian population, as well to the need of other studies about it in this context. In an specific way, this studies are capable to improve the discussion about the fit of some international theories about MIL to the Brazilian context and the need to culturally appropriate theories to study MIL.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.subjectMeaning in lifeen
dc.subjectExperiências de vidapt_BR
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectPositive psychologyen
dc.subjectPsychometricsen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectMental healten
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleThe Multidimensional Existential Meaning Scale : em busca de evidências de validade para o contexto brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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