Show simple item record

dc.contributor.authorFinger, Guilherme Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorMarques, Marcelo Giulianpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Paulo Kroeff dept_BR
dc.date.accessioned2021-09-16T04:22:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1414-381Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229875pt_BR
dc.description.abstractEstudos de viabilidade técnica e econômica das eclusas são indispensáveis, assim como de segurança das embarcações durante o processo de transposição de nível. O estudo dos esforços sobre as amarras das embarcações visa minimizar custos e garantir esta segurança através da identificação das situações de ocorrência dos esforços extremos sobre as amarras das embarcações, bem como dos fatores que interferem direta ou indiretamente. Foram realizados ensaios em modelo reduzido de escala 1:25, tanto durante processo de enchimento como de esvaziamento da câmara da eclusa, variando sua velocidade de enchimento/esvaziamento, bem como a composição dos comboios em transposição. Este trabalho apresenta medições de esforços em uma eclusa hipotética de alta queda com sistema de enchimento/esvaziamento hidrodinamicamente balanceado, construída no LAHE (Laboratório de Hidráulica Experimental) de FURNAS Centrais Elétricas, esperando identificar as situações críticas de ocorrência dos maiores esforços.pt_BR
dc.description.abstractTechnical and economic feasibility studies on locks, as well as of vessel safety during level transposition procedures are essential. The studies of hawser forces aim at minimizing costs and ensuring this safety by identifying situations of extreme forces on vessel mooring ropes and factors that interfere directly or indirectly. Assays were performed on 1:24 scale models, during the filling and emptying process of the lock chamber varying the speed of filling / emptying and composition of barges. This paper presents measurements of forces in a hypothetical high drop lock with a hydrodynamically balanced filling / emptying system, built at LAHE (Hydraulics Experimental Laboratory), FURNAS, expecting to identify critical situations when the greatest forces occur.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRbrh : revista brasileira de recursos hídricos. Porto Alegre, RS. Vol. 17, n. 3 (jul./set. 2012), p. 241-250pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMooringsen
dc.subjectEclusaspt_BR
dc.subjectLock chamberen
dc.subjectEmbarcaçõespt_BR
dc.subjectModelos reduzidospt_BR
dc.subjectLocksen
dc.subjectHawser forcesen
dc.subjectTranspositionen
dc.titleMedição dos esforços nas amarras das embarcações em uma eclusa de navegaçãopt_BR
dc.title.alternativeMeasurement of hawser forces affecting vessels in a navigation lock en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000866791pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record