Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorBordini, Gabriela Sagebinpt_BR
dc.date.accessioned2010-05-28T04:20:04Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22986pt_BR
dc.description.abstractA adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. Nesta pesquisa, procurou-se conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias narrativas. Participaram 41 adolescentes, com idades entre os 14 e os 15 anos, estudantes de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre. Com eles, foram realizados 6 grupos focais online, através do programa de bate-papo MSN: 2 grupos compostos por adolescentes homens, 2 por adolescentes mulheres, e 2 mistos. As narrativas interacionais produzidas pelos grupos foram analisadas, em primeiro lugar, segundo a Análise de Conteúdo temática, que revelou uma predominância dos papéis tradicionais de gênero. Após, um trecho de cada grupo foi microanalisado, evidenciando que a interação fomentada pelos grupos focais promoveu também questionamentos e redefinições dos sentidos comumente atribuídos ao homem e à mulher.pt_BR
dc.description.abstractAdolescence implicates redefinition of identities, including the gender dimension. The goal of this research was to identify teenagers’ conceptions about what does it mean to be a man and a woman, through their own narratives. Participated in the study 41 teenagers, between 14 and 15 years of age, who were students of a public school and of a private school, both located in the city of Porto Alegre. Through the chat software MSN, 6 online focus groups were carried out: 2 groups of young men, 2 of young women, and 2 hibrid groups. The narratives in interaction produced by the groups were analyzed, firstly, by using a thematic content analysis, that revealed a predominance of traditional gender roles. Then, a section of the narratives produced by each group was micro-analyzed, showing that the interaction fostered by the focus-groups promoted questioning and the redefinition of the meanings commonly assigned to men and women.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarratives in interactionen
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectOnline focus groupsen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleAs narrativas de adolescentes sobre gênero em um ambiente virtualpt_BR
dc.title.alternativeAdolescents’ gender narratives in a virtual environment en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000739238pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem