Mostrar el registro sencillo del ítem
As narrativas de adolescentes sobre gênero em um ambiente virtual
dc.contributor.advisor | Sperb, Tania Mara | pt_BR |
dc.contributor.author | Bordini, Gabriela Sagebin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-05-28T04:20:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/22986 | pt_BR |
dc.description.abstract | A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. Nesta pesquisa, procurou-se conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias narrativas. Participaram 41 adolescentes, com idades entre os 14 e os 15 anos, estudantes de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre. Com eles, foram realizados 6 grupos focais online, através do programa de bate-papo MSN: 2 grupos compostos por adolescentes homens, 2 por adolescentes mulheres, e 2 mistos. As narrativas interacionais produzidas pelos grupos foram analisadas, em primeiro lugar, segundo a Análise de Conteúdo temática, que revelou uma predominância dos papéis tradicionais de gênero. Após, um trecho de cada grupo foi microanalisado, evidenciando que a interação fomentada pelos grupos focais promoveu também questionamentos e redefinições dos sentidos comumente atribuídos ao homem e à mulher. | pt_BR |
dc.description.abstract | Adolescence implicates redefinition of identities, including the gender dimension. The goal of this research was to identify teenagers’ conceptions about what does it mean to be a man and a woman, through their own narratives. Participated in the study 41 teenagers, between 14 and 15 years of age, who were students of a public school and of a private school, both located in the city of Porto Alegre. Through the chat software MSN, 6 online focus groups were carried out: 2 groups of young men, 2 of young women, and 2 hibrid groups. The narratives in interaction produced by the groups were analyzed, firstly, by using a thematic content analysis, that revealed a predominance of traditional gender roles. Then, a section of the narratives produced by each group was micro-analyzed, showing that the interaction fostered by the focus-groups promoted questioning and the redefinition of the meanings commonly assigned to men and women. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Narratives in interaction | en |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | en |
dc.subject | Online focus groups | en |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.title | As narrativas de adolescentes sobre gênero em um ambiente virtual | pt_BR |
dc.title.alternative | Adolescents’ gender narratives in a virtual environment | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000739238 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Psicología (695)