Conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar
Fecha
2020Autor
Otro título
Conflicts between health teams in transfer of prehospital care
Conflictos entre equipos de salud en el traslado del cuidado prehospitalário
Materia
Resumo
Objetivo: compreender as causas dos conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar sob a perspectiva dos profissionais. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre/RS. Foram entrevistados 28 profissionais do SAMU e observados 135 horas de atendimentos. Empregou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: As causas atribuídas aos conflitos foram: (1) a superlotação dos hospi ...
Objetivo: compreender as causas dos conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar sob a perspectiva dos profissionais. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre/RS. Foram entrevistados 28 profissionais do SAMU e observados 135 horas de atendimentos. Empregou-se a análise de conteúdo temática. Resultados: As causas atribuídas aos conflitos foram: (1) a superlotação dos hospitais e a pouca receptividade da equipe: os profissionais do SAMU se sentem culpabilizados pela superlotação dos serviços e punidos por meio da retenção de macas; e (2) a regulação e as (in)definições de fluxos na rede: há lacunas nas pactuações sobre o destino dos pacientes, recaindo aos profissionais o desafio de dar sequencia ao atendimento. Conclusão: o excesso de demandas e a baixa articulação dos serviços na rede causam conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar. ...
Abstract
Objective: to understand, from the health personnel’s perspective, the causes of conflicts between health care teams during transfer from pre-hospital care. Method: this exploratory, qualitative, descriptive study was conducted at the ambulance service (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Twenty-eight SAMU personnel were interviewed and 135 hours of care service observed. Thematic content analysis was used. Results: the causes attributed t ...
Objective: to understand, from the health personnel’s perspective, the causes of conflicts between health care teams during transfer from pre-hospital care. Method: this exploratory, qualitative, descriptive study was conducted at the ambulance service (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU) of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Twenty-eight SAMU personnel were interviewed and 135 hours of care service observed. Thematic content analysis was used. Results: the causes attributed to conflicts were: (1) hospital overcrowding and poor staff receptivity: SAMU personnel felt blamed for service overcrowding and punished by gurneys being withheld, and (2) the bed regulation center and (in)definition in patient flows: there were gaps in patient routing agreements, it then falling to SAMU personnel to meet the challenge of completing the service. Conclusion: excessive demands and poor coordination between services in the health care network cause conflicts between teams in transfer from pre-hospital care. ...
Resumen
Objetivo: comprender, desde la perspectiva del personal de salud, las causas de los conflictos entre los equipos de salud durante el traslado desde el cuidado prehospitalario. Método: este estudio exploratorio, cualitativo y descriptivo se realizó en el servicio de ambulancia (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Se entrevistó a 28 miembros del SAMU y se observaron 135 horas de servicio de atención. Se utilizó análisis de contenido temático ...
Objetivo: comprender, desde la perspectiva del personal de salud, las causas de los conflictos entre los equipos de salud durante el traslado desde el cuidado prehospitalario. Método: este estudio exploratorio, cualitativo y descriptivo se realizó en el servicio de ambulancia (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Se entrevistó a 28 miembros del SAMU y se observaron 135 horas de servicio de atención. Se utilizó análisis de contenido temático. Resultados: las causas atribuidas a los conflictos fueron: (1) hacinamiento hospitalario y poca receptividad del personal: el personal del SAMU se sintió culpable por el hacinamiento del servicio y castigado con camillas retenidas, y (2) centro de regulación de camas y (in) definición en los flujos de pacientes: Hubo lagunas en los acuerdos de enrutamiento de pacientes, y luego le correspondió al personal de SAMU enfrentar el desafío de completar el servicio. Conclusion: las demandas excesivas y la mala coordinación entre los servicios de la red sanitaria provocan conflictos entre los equipos en el traslado desde el cuidado prehospitalario. ...
En
Revista enfermagem Uerj. 28 (2020), e50078, p.1-7.
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