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dc.contributor.advisorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Nathália Klug dept_BR
dc.date.accessioned2021-09-14T04:28:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229785pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) em Design de Produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul consiste no desenvolvimento de um jogo multissensorial para adultos com mais de 60 anos de idade. Este trabalho tem como objetivo a realização de um jogo para aquelas pessoas que buscam um meio de estímulo sensorial e cognitivo, bem como adquirir novos conhecimentos, dessa forma pretende-se mostrar como o design pode contribuir para a vida das pessoas e proporcionar diferentes experiências. A primeira etapa (TCCI) apresenta pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento humano a partir dos 60 anos, perdas sensoriais, aspectos relacionados aos jogos, metodologia de projeto utilizada, pesquisa de campo, especificações do projeto e conceito. A segunda etapa (TCCII) consiste em apresentar a geração de alternativas, detalhamento e implementação do jogo. Conclui-se com os resultados obtidos e os estímulos e percepções geradas pelo projeto nos usuários que considerara o jogo divertido e útil por se tratar de um aplicativo utilizado no cotidiano e que cumpre com o objetivo de aumentar a percepção sobre o aplicativo e informar de maneira lúdica e sensorial.pt_BR
dc.description.abstractThe present final paper (TCC) in Product Design at the Institution of Federal University of Rio Grande do Sul consists of the development of a multi-sensory game for adults over 60 years old. This final paper aims to development a game for those who seek a means of sensory and cognitive stimulation, as well as acquire new knowledge on Whatsapp icons. The main objective is this way it is intended to show how design can contribute to people's lives and provide new experiences. The first stage (TCCI) aims to present bibliographic research on human development from the age of 60, sensory losses, aspects related to games, project methodology used, field research, project specifications and concept. The second stage (TCCII) will consist of presenting the generation of alternatives, details and implementation of the game. It was concluded as to the results obtained and the stimuli and perceptions generated by the project in users who considered the game fun and useful because it is an application used in everyday life and which fulfills the objective of increasing the perception of the application and informing in a way playful and sensory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectGameen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMulti-sensoryen
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectElderly personen
dc.subjectIdosospt_BR
dc.titleJogo multissensorial para pessoas idosaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131240pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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