A construção da (des)motivação do sujeito no âmbito organizacional
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Date
2020Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse estudo tem como foco o comportamento humano sob a ótica da motivação, desmotivação e frustração e as condutas que cada um desses estabelecem com as organizações, além de propor as diferentes faces que as organizações tomam frente à motivação e frustração. Tem-se como objetivo principal desse trabalho compreender como esses sentimentos dos sujeitos se constroem dentro da relação que esses estabelecem com as organizações e, especificamente, entender como cada situação motivacional e frustran ...
Esse estudo tem como foco o comportamento humano sob a ótica da motivação, desmotivação e frustração e as condutas que cada um desses estabelecem com as organizações, além de propor as diferentes faces que as organizações tomam frente à motivação e frustração. Tem-se como objetivo principal desse trabalho compreender como esses sentimentos dos sujeitos se constroem dentro da relação que esses estabelecem com as organizações e, especificamente, entender como cada situação motivacional e frustrante impacta o comportamento humano e se essas são determinantes para o equilíbrio organizacional, além de propor uma discussão diante das diferentes faces comportamentais que o sujeito apresenta ao lidar com esses sentimentos. Para tanto, utilizou-se das técnicas de pesquisa qualitativa e análise bibliográfica para compreender os conceitos de motivação e frustração bem como suas relações com o indivíduo e, a partir da hermêutica, propor discussões e introduzir novos conceitos e aspectos a respeito do tema. Diante disso, observou-se a ocorrência de treze condutas comportamentais que o sujeito adota ao se encontrar em situação de frustração (agressão, regressão, fixação, resignação, compensação, racionalização, projeção, negação, inversão, repressão, sublimação, identificação e fantasiação), somados três aspectos que a organização possui ao lidar com a motivação (motivante, motivada e frustrante), além de cinco comportamentos adotados pelas organizações so se deparem com a frustração (paranóide, compulsiva, teatral, depressiva e esquizóide). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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