Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRoman, Cassielapt_BR
dc.contributor.authorKroth, Victória Jantschpt_BR
dc.contributor.authorEllwanger, Julianapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Gabriela Curbetipt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Anderson Donelli dapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorManfroi, Waldomiro Carlospt_BR
dc.date.accessioned2021-09-10T04:28:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229719pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata de relato de experiência de uma aula sobre comunicação em saúde ministrada em uma disciplina de um programa de pós-graduação, no sul do Brasil. A aula, com duração de aproximadamente duas horas, ocorreu no mês de novembro de 2016. Os alunos são profissionais de diferentes áreas da saúde e participam de programas de mestrado e doutorado. A escolha do tema da aula se deu a partir da percepção quanto à necessidade de se enfrentar linguagens verbais e não verbais para produção do sentido da comunicação, no contexto de prática assistencial e docente. Para tanto, foram realizadas atividades coletivas, utilizando metodologias ativas e dialogadas que possibilitaram a participação de docentes e discentes no processo de aprendizagem. A aula foi composta por uma introdução inicial, três dinâmicas abordando elementos verbais e não verbais da comunicação, discussão sobre as atividades e um vídeo para o fechamento do processo. No presente relato estão descritos os aspectos detalhados do roteiro de aula, bem como o conteúdo gerado pelas discussões sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is an experience report of a health communication class performed in a discipline of a postgraduate program in South Brazil. The class had two hours of duration and took place in November 2016. The class participants were health professionals from different areas and master's or doctor's students. The subject choice of the lesson was obtained from the perception of the verbal and nonverbal languages to produce sense in health and teaching communication. Collective activities using active and dialogued methodologies of teaching were carried out, that enabled the participation of teachers and students in learning process. The class was consisted of an initial introduction, three dynamics addressing verbal and nonverbal communication, discussion of the activities and a final video for closing the process. In the present report are described the details of class script and the content generated by discussion about the theme.en
dc.description.abstractEste artículo trata de un relato de experiencia de una clase sobre comunicación en salud impartida en una disciplina de un programa de postgrado, en el sur de Brasil. La clase, con una duración aproximada de dos horas, ocurrió en el mes de noviembre de 2016. Los estudiantes son profesionales de diferentes áreas de la salud y participan en programas de maestría y doctorado. La elección del tema de la clase se dio a partir de la percepción en cuanto a la necesidad de afrontar lenguajes verbales y no verbales para la producción del sentido de la comunicación, en el contexto de práctica asistencial y docente. Para ello, se realizaron actividades colectivas, utilizando metodologías activas y dialogadas que posibilitar la participación de docentes y discentes en el proceso de aprendizaje. La clase fue compuesta por una introducción inicial, tres dinámicas abordando elementos verbales y no verbales de la comunicación, discusión sobre las actividades y un vídeo para el cierre del proceso. En el presente relato se describen los aspectos detallados del itinerario de clase, así como el contenido generado por las discusiones sobre el tema.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Vol. 2, n. 2 (ago. 2018), p. 14-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectSaludes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.titleComunicação no processo de ensino em saúde : um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeCommunication in the teaching health process : an experience reporten
dc.title.alternativeComunicación en el proceso de enseñanza en salud : un relato de experienciaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074504pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples