Solassist Virtual : um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
dc.contributor.author | Piovesan, Sandra Dutra | pt_BR |
dc.contributor.author | Wagner, Rosana | pt_BR |
dc.contributor.author | Medina, Roseclea Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T04:28:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-084X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/229710 | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral. | pt_BR |
dc.description.abstract | The inclusion of persons with disabilities in the labor market can be a difference in the quality of life of individuals, with the participation equally in society, respecting the rights and obligations is still a challenge . This article presents and evaluate the benefits of an immersive system focusing on the preparation and development of people with intellectual disabilities for inclusion in the labor market . The Virtual Solassist Project seeks through experiments involving Assistive Technologies help us inclusion processes of people with disabilities in productive organizations . Project is also based in the historic socio theory proposed by Vygotsky. The methodology used was a qualitative research with case study and the results demonstrated the feasibility of using a system based on the concepts of Immersive Environment in the preparation of people with intellectual disabilities to the work environment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 109-125 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Deficiente | pt_BR |
dc.subject | Immersive sistem | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Solassist Virtual : um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Solassist Virtual : an immersive system applied how assistive technology | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009081 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Humanities (6878)