Usando estratégias cognitivas de estudantes talentosos como apoio para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em matemática
View/ Open
Date
2010Type
Title alternative
Using cognitive strategies to support talented students to develop problem-solving ability in mathematics
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta o estágio atual de uma investigação que busca capturar estratégias e processos cognitivos utilizados por alunos talentosos durante a resolução de problemas de Matemática com vistas a disponibilizá-las para os demais estudantes mediante o uso de um sistema de raciocínio baseado em casos. Este sistema opera como um assessor mostrando estratégias cabíveis (já usadas por estudantes talentosos) e que podem ser experimentadas pelos demais estudantes no processo de resolução de n ...
Este artigo apresenta o estágio atual de uma investigação que busca capturar estratégias e processos cognitivos utilizados por alunos talentosos durante a resolução de problemas de Matemática com vistas a disponibilizá-las para os demais estudantes mediante o uso de um sistema de raciocínio baseado em casos. Este sistema opera como um assessor mostrando estratégias cabíveis (já usadas por estudantes talentosos) e que podem ser experimentadas pelos demais estudantes no processo de resolução de novos problemas contribuindo para desenvolver as habilidades cognitivas num processo de aprendizagem auto-regulatória. ...
Abstract
This paper presents an investigation on the capture of cognitive processes and strategies used by talented students during mathematics problem solving, as a way to make these strategies available to other students through a case-based reasoning system. This system works as an assistant showing possible strategies (already used by talented students) and that may be experimented by the other students in solving new problems, contributing to the development of cognitive skills in a self-adjusting ...
This paper presents an investigation on the capture of cognitive processes and strategies used by talented students during mathematics problem solving, as a way to make these strategies available to other students through a case-based reasoning system. This system works as an assistant showing possible strategies (already used by talented students) and that may be experimented by the other students in solving new problems, contributing to the development of cognitive skills in a self-adjusting learning process. ...
In
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), [10 p.]
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40021)Humanities (6885)
This item is licensed under a Creative Commons License