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dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Caliel Cardoso dept_BR
dc.date.accessioned2021-09-07T04:18:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229602pt_BR
dc.description.abstractConsiderando as histórias em quadrinhos como uma fonte de informação, este trabalho tem como objetivo explorar a disseminação de discursos conservadores em HQs do gênero de super-heróis e a percepção de seu público consumidor acerca deste fenômeno. Contextualiza sua investigação em três grandes seções de embasamento teórico: na primeira, discorre sobre a natureza das HQs, seu desenvolvimento no Brasil e sua relação com a Academia; na segunda, explora o conceito de Indústria Cultural, o caráter das HQs enquanto produtos culturais e os discursos conservadores observados pelos teóricos das HQs do gênero de super-heróis; na terceira, aborda o conceito da Análise de Consumidor e sua utilidade para estudiosos da informação que buscam analisar as percepções de um público consumidor. Metodologicamente, consiste em uma pesquisa básica, de caráter descritivo e exploratório, dividia em duas etapas. A primeira, uma pesquisa quantitativa, busca conhecer o público consumidor de HQs no Brasil e suas percepções acerca das HQs de super-heróis, através da coleta de dados utilizando questionários aplicados em grupos de Facebook. Um breve perfil pôde ser constatado a partir das 39 respostas: 56% dos respondentes possuíam mais de 35 anos, e 66% se identificaram como homens, dentre outros dados perfilatórios. Também pôde-se constatar que muitos respondentes (48% do total) acreditam que as HQs podem ser um tipo de literatura mais ou menos complexo que a literatura tradicional, dependendo da obra em questão.. Referente à percepção dos discursos políticos nas HQs, 92% dos respondentes afirmaram perceber esses discursos nas obras que leem, e 82% acreditam que é pertinente às HQs conterem discursos e debates políticos, ao ponto de 76% dos sujeitos afirmarem que as HQs devem ser mais inclusivas e diversas. Também foram constatados dados acerca da percepção dos leitores quanto à existência de um grupo leitores marginalizados, composto por mulheres e pessoas não-brancas, dentre outros elementos. A segunda etapa metodológica consiste numa análise qualitativa de conteúdo, baseada no procedimento da análise documental, tendo por objeto um corpus textual de dez HQs do gênero de super-heróis, montado com base nas respostas obtidas na primeira etapa da metodologia. Analisa, então, este corpus textual, categorizando as obras estudadas em obras Conservadoras ou Progressistas, tomando por critério a manifestação, subversão ou ausência dos discursos ideológicos abordados na segunda seção do referencial teórico. Constata uma prevalência de obras conservadoras dentro do corpus analisado, com seis das dez obras categorizando-se nesta categoria. Observa também uma prevalência de autores estadunidenses, homens e brancos na equipe criativa da maioria das obras analisadas. Conclui observando que, apesar dos esforços por parte dos criadores e do público consumidor, ainda persistem os discursos conservadores no gênero, o que urge aos bibliotecários e profissionais da informação que abordem as HQs como fonte de informação singular, com características e potencialidades próprias que devem ser levadas em conta durante o trabalho com as mesmas.pt_BR
dc.description.abstractConsidering comicbooks as a source of information, this research has the objective of exploring the dissemination of conservative discourses in comicbooks of the suerhero genre, as well as the perception of the genre’s consumer market regarding this phenomenon. Its investigation in initially contextualized in three great sections of theorical basis: the first section explores the nature of comicbooks, their development as a media in Brazil and their relation with the Academia; the second section presentes and analyzes the concept of Cultural Industry, the aspects that qualify comicbooks as cultural products and the conservative discourses spread through the superhero genre, as observed by several scholars; finally, the third section approaches the conceptofo Consumer Analysis and its usefulness to information researchers that aim to analize the perceptions of a consumer public. Concerning methodology, this paper consists of a basic research, of descriptive and exploratory nature, dividides in two stages: the first stage is a quantitative research, seeks to know the consumer public of comicbooks in Brazil along with their percepetion regarding superhero comicbooks, gathering data through the use of questionnaires in Facebook groups. A basic profile could be found from the 39 answers obtained: 565 of the respondentes were older than 35, and 66% identified as men, among other profiling data. It was also possible to verify that many subjects (48% of the total) believe that comicbooks can be more or less complex than traditional literature, depending on the comicbook in question. Regarding their perception of political discoruses in comicbooks, 92% of the respondents stated that they could notie these discourses in the works they read, and 82% believe that it’s reasonable for comicbooks to have political discourses and debates, up to the point of 76% of the subjects stating thatcomicbooks should be more inclusive and diverse. Some data regarding the readers’ perception of marginalized reader groups, such as those composed chiefly of women and people of color were also obtained. The second stage of this study’s methodology consists of a qualitative content analysis, based on the procedure of documental analysis, with it object being a textual corpus made up of ten superhero comicbooks, assembled from the asnwers obtained in the first estage of the study’s methodology. These comicbooks are then analyzed and sorted in two categories, Conservative or Progressive, based on the criteria of the existence, absence or subversion of those conservative discourses presentes during the second section of the theorical revision. A prevalence of Conservative works was observed, with six out of ten comicboks analyzed beinh categorized as such. A prevalence of US-based creators, mostly White men, was also noticed behind the creation fo those comicbooks. The study concludes by noting that, despite efforts by some creators and readers, conservative discourses are still very proeminente in the suerhero genre, a situation that requires librarians and information professionals to treat comicbooks as a singular, particular source of information, with its own traits and potentials that must be considered when working with the media.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicbooksen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectInformation sourcesen
dc.subjectCultural industryen
dc.subjectSuperheroesen
dc.titleHeróis e monstros: manifestações de discursos conservadores nas HQs de Super-heróis contemporâneaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001131054pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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