A língua é igual chicote : a produção de sentidos sobre raça e gênero a partir do Big Brother Brasil
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo utilizar o Big Brother Brasil 20 como ponto de partida para uma análise dos efeitos midiáticos na produção de marcadores sociais da diferença. Para tal, serão mapeadas e analisadas produções midiáticas a partir de redes sociais, com o foco no Twitter, que tragam publicações relacionadas ao BBB20, que foram publicadas no espaço de tempo de exibição do programa — 21 de janeiro de 2020 a 27 de abril de 2020 — e que façam articulação com os seguintes marcadores socia ...
Este trabalho tem como objetivo utilizar o Big Brother Brasil 20 como ponto de partida para uma análise dos efeitos midiáticos na produção de marcadores sociais da diferença. Para tal, serão mapeadas e analisadas produções midiáticas a partir de redes sociais, com o foco no Twitter, que tragam publicações relacionadas ao BBB20, que foram publicadas no espaço de tempo de exibição do programa — 21 de janeiro de 2020 a 27 de abril de 2020 — e que façam articulação com os seguintes marcadores sociais: gênero e raça. A análise desse material se baseará nos estudos de Michel Foucault e autoras como Avtar Brah e Maria Aparecida Silva Bento para pensar como os discursos do Big Brother Brasil produzem efeitos nos marcadores sociais de raça e gênero. ...
Abstract
This essay aims to analyze the media effects on the production of social marks of difference based on the reality show Big Brother Brasil 20. Furthermore, productions from the social media Twitter that are related to the show and that articulates with the following social marks of difference: gender and race, posted between the time gap of the reality show display — January 21th, 2020 to April 27th, 2020 — will be mapped and analyzed. Moreover, theories from Foucault and other authors such as A ...
This essay aims to analyze the media effects on the production of social marks of difference based on the reality show Big Brother Brasil 20. Furthermore, productions from the social media Twitter that are related to the show and that articulates with the following social marks of difference: gender and race, posted between the time gap of the reality show display — January 21th, 2020 to April 27th, 2020 — will be mapped and analyzed. Moreover, theories from Foucault and other authors such as Avtar Brah and Maria Aparecida Silva Bento will be the literature used to analyze how Big Brother Brasil’s discourse affects the social marks of race and gender. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (430)
Este item está licenciado na Creative Commons License