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dc.contributor.authorLemes, Vanilson Batistapt_BR
dc.contributor.authorLemes, Vanilson Batistapt_BR
dc.contributor.authorDias, Arieli Fernandespt_BR
dc.contributor.authorBrand, Carolinept_BR
dc.contributor.authorFochesatto, Camila Felinpt_BR
dc.contributor.authorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.date.accessioned2021-09-03T04:25:10Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1981-4127pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229514pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: verificar o efeito de uma intervenção em educação física avaliada em diferentes períodos, considerando o recesso escolar, sobre os níveis de aptidão física cardiorrespiratória, abdominais em 1 minuto, flexibilidade e pressão arterial sistólica em jovens e adultos de ambos os sexos na educação de jovens e adultos (EJA). Métodos: Estudo pré-experimental quantitativo realizado com 27 estudantes, 9 do sexo feminino, idade média 29,38 anos (dp: ±15,39) e 18 do sexo masculino, média de idade 20,40 anos (dp:±9,34). A intervenção aconteceu com aulas de Jump no primeiro semestre. Handebol e rúgbi foram aplicados no segundo semestre. Os efeitos da intervenção foram avaliados sobre a pressão arterial sistólica (PAS), aptidão cardiorrespiratória (APCR), flexibilidade e abdominais sit-up por meio do D de Cohen. Resultados: No sexo feminino, a APCR (efeito=0,95) e a flexibilidade (efeito=1,33) aumentaram entre março/julho. Durante o recesso houve redução dessas capacidades físicas. Em agosto/dezembro houve novo incremento de APCR, além de redução da PAS (efeito=-1,06). No sexo masculino, houve redução da PAS (efeito=-0,69) e aumento da APCR (efeito=0,84) entre agosto/dezembro. Conclusão: As aulas de ginástica melhoraram indicadores de saúde dos escolares, principalmente no sexo feminino durante o primeiro semestre, já o handebol e rúgbi aumentaram a APCR e reduziram a PAS nos dois sexos. O período de recesso reduziu as capacidades físicas dos estudantes, indicando que as aulas de educação física são importantes meios para melhorar níveis de aptidão física na EJA.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To verify the effect of an intervention in physical education evaluated in different periods, considering school recess, on the levels of cardiorespiratory physical fitness, abdominals in 1 minute, flexibility, and systolic blood pressure in youth and adults education (YAE) and in both sexes. Methods: Quantitative pre-experimental study conducted with 27 students, 9 females, mean age 29.38 (SD: ± 15.39) years old and 18 males, 20.40 (SD: ± 9.34). The intervention happened with Jump classes in the first semester. Handball and rugby were applied in the second half. The effects of the intervention were assessed on systolic blood pressure (SBP), cardiorespiratory fitness (CRF), flexibility, and sit-up abdominals using Cohen's D. Results: In women, the CRF (effect = 0.95) and flexibility (effect = 1.33) increased between March / July. During recess, there was a reduction in these physical capacities. In August / December there was a further increase in CRF, together with the reduction in SBP (effect = -1.06). In males, there was a reduction in SBP (effect = -0.69) and an increase in CRF (effect = 0.84) between August / December. Conclusion: Gymnastics classes improved the health indicators of the students, especially in the female sex during the first semester, while handball and rugby increased the CRF and reduced the SBP in both sexes. The recess period reduced students' physical capacities, indicating that physical education classes are an important means of improving physical fitness levels at YAE.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAmbiente: gestão e desenvolvimento. Boa Vista, RR. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2021) p. 71-78pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.subjectBlood pressureen
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectPressão sanguíneapt_BR
dc.subjectCardiorespiratory fitnessen
dc.subjectSportsen
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleEfeitos da educação física sobre indicadores de saúde de jovens e adultos avaliados em quatro momentos anuaispt_BR
dc.title.alternativeEffects of physical education on youth and adult’s health indicators evaluated in four annual moments en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001130774pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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