Experiências com tecnologias em museus : como nos apropriamos, vivenciamos e entendemos
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Data
2021Tipo
Outro título
Experiments with technology in museums : how we suit, experience and perceive
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta duas pesquisas que tiveram como objeto de investigação experiências mediadas por dispositivos tecnológicos em espaços museais brasileiros (ROSA, 2017) e em um espaço museal Norte Americano (ROSA, 2020). A perspectiva teórica da Museologia foi base para as duas investigações e, na segunda, acrescentaram-se conceitos da Semiótica, da Sociossemiótica e das Artes Visuais. As pesquisas analisaram como a tecnologia pode ser utilizada pelas instituições como estratégias para capt ...
Este artigo apresenta duas pesquisas que tiveram como objeto de investigação experiências mediadas por dispositivos tecnológicos em espaços museais brasileiros (ROSA, 2017) e em um espaço museal Norte Americano (ROSA, 2020). A perspectiva teórica da Museologia foi base para as duas investigações e, na segunda, acrescentaram-se conceitos da Semiótica, da Sociossemiótica e das Artes Visuais. As pesquisas analisaram como a tecnologia pode ser utilizada pelas instituições como estratégias para captação e aumento de públicos, visando sua sobrevivência em um contexto econômico que monetiza a cultura e que é mediado pela tecnologia digital de modo imersivo. Os percursos investigativos oferecem reflexões críticas sobre a presença dos aparatos tecnológicos nas interações entre museu e público. ...
Abstract
This article presents two researches that have as their object of investigation experiences mediated by technological devices in Brazilian museums (ROSA, 2017) and in a Canadian museum ˜space˜ (ROSA, 2020). The Museology theoretical perspective was the basis for both investigations and, in the second one, concepts from Semiotics, Sociosemiotics and Visual Arts were added. The research analyzed how technology can be used by institutions as strategies for attracting and increasing audiences, aimi ...
This article presents two researches that have as their object of investigation experiences mediated by technological devices in Brazilian museums (ROSA, 2017) and in a Canadian museum ˜space˜ (ROSA, 2020). The Museology theoretical perspective was the basis for both investigations and, in the second one, concepts from Semiotics, Sociosemiotics and Visual Arts were added. The research analyzed how technology can be used by institutions as strategies for attracting and increasing audiences, aiming at their survival in an economic context that monetizes culture and is mediated by digital technology in an immersive way. The investigative pathways offer critical reflections on the presence of technological devices in the interactions between the museum and the public. ...
Contido em
Ventilando Acervos. Florianópolis : Museu Victor Meirelles/IBRAM. Vol. esp., n. 1 (jul. 2021), p. 51-69
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Nacional
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