Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Paranhos dept_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:26:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229485pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino básico e aprendizagem do ensino de ciências, em uma escola do campo, no município de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. A investigação estruturou-se em dois momentos distintos, com o intuito de almejar, inicialmente, um aprofundamento teórico, bibliográfico e discursivo, tendo como pretensão posterior, adentrar o contexto do ensino de ciências e educação ambiental envolvendo as potencialidades reflexivas construídas pela pesquisa a este campo de investigação. No que tange à coleta de dados desta pesquisa, foram utilizadas as produções artísticas, textuais e orais dos educandos ao longo das atividades, como por exemplo, os desenhos, pinturas, colagens e as respostas às perguntas do questionário, bem como os diálogos envolvendo possíveis rodas de conversa. Como metodologia de investigação para os questionários e como base para o tratamento dos dados da referida pesquisa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa conclui que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados nas horas do conto é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper had as its main goal analyzing and evaluating the formative potential of utilizing the school library and the proposal of the Story Time, as favorable and conducive environment and tools to develop basic teaching and learning of the sciences matter, in a country school, in the town of Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. The search was structured in two different moments, with the purpose of wishing, at first, a theoretical, bibliographic and discursive understanding, having as main posterior goal to investigate the context of teaching science and environmental education, involving the reflexive potentialities built by research to this field of investigation. When it comes to data collecting of this research, artistic, textual and oral production by the students were utilised, such as the drawings, paintings, collages and the answers to the questions from the questionnaire, as well as the dialogues involving possible circle conversation. As methodology of investigation for the questionnaires and as basis for the treatment of the data of said research the Textual Discourse Analysis (TDA) was used. The research concludes that the union of the empirical country knowledge and the knowledge captured in the Story Times is potent and enriching, generating a learning experience that is really meaningful and collaborative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teaching in the countrysideen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectBibliotecaspt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectNarração de históriaspt_BR
dc.titleA aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.identifier.nrb001130788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples