Mostrar el registro sencillo del ítem
Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais
dc.contributor.author | Machado, Giovanni Bohm | pt_BR |
dc.contributor.author | Kühn, Ígor | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos Junior, Francisco Dutra dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Wives, Leandro Krug | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T04:26:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/229470 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo busca mapear o perfil dos professores de ensino fundamental em relação à suas dificuldades, preferências, conhecimentos e tendências no uso das tecnologias digitais com o intuito de desenvolver alternativas concretas para a qualificação das ações desenvolvidas por esses professores em suas escolas, utilizando a tecnologia disponível para este fim. Foi aplicada uma pesquisa de levantamento com professores da rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, RS, onde se obteve uma amostra de 140 respondentes. Os principais resultados indicaram uma forte disposição dos professores em utilizar tecnologias para o ensino, o que proporcionou a geração de uma agenda de pesquisa para aprofundamento do tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, we seek to map the profile of primary school teachers about their difficulties, preferences, knowledge, and tendencies in the use of digital technologies to develop concrete alternatives for the qualification of the actions developed by these teachers in their schools using the technology available for this purpose. A survey was conducted with some teachers from the municipal education network in the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brazil, where a sample of 140 respondents was obtained. The main results indicated a strong willingness of the teachers to use technologies for teaching, which provided the generation of a research agenda to deepen the theme. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, no. 2, (dez. 2018), p. 91-100 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Continuing education | en |
dc.subject | Tecnologias digitais na educação | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | Elementary education | en |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s profile | en |
dc.title | Um estudo sobre o perfil de professores do ensino fundamental e o uso de tecnologias para a educação : uma Proposição de agenda de pesquisa a partir de dados educacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | A Study about Elementary School Teachers and the Use of Technologies for Education: a Proposition of Research Agenda from Educational Data | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001114467 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40917)Ciencias Exactas y Naturales (6197)