Escritura marginais : fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares
Fecha
2015Resumo
O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo1 de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa ...
O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo1 de Julia Malvina Hailliot Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa considera as distintas dimensões da vida da autora, estabelecendo um paralelo entre vida privada, docência como profissão feminina nos primeiros anos da república e o contexto da educação nos anos finais do século XIX e início do século XX. Por ser representativos de uma época, a relevância de seus escritos também possibilitou um exercício interpretativo das existências de tantas outras mulheres, tantas outras vidas comuns, contemporâneas de Malvina Tavares. ...
Abstract
The study presents a teacher’s memories, and it aims at analyzing the personal diary of Julia Malvina Hailliot Tavares, written between the end of the 19th century and the 1930s, andthe notebook of her student Zilda Haussen, dated 1927. They enabled a confrontation between the personal, intimate and run-of-the-mill aspects of domestic life and historical facts and the educational context of an era. The personal diary is constituted by an autobiographic type of writing, thus the study looks at t ...
The study presents a teacher’s memories, and it aims at analyzing the personal diary of Julia Malvina Hailliot Tavares, written between the end of the 19th century and the 1930s, andthe notebook of her student Zilda Haussen, dated 1927. They enabled a confrontation between the personal, intimate and run-of-the-mill aspects of domestic life and historical facts and the educational context of an era. The personal diary is constituted by an autobiographic type of writing, thus the study looks at the distinct dimensions of the author’s life, establishing a parallel between private life, teaching as a female professional in the first years of the Republic and the context of education in the last years of the 19th century and the beginning of the 20thcentury. Since it is representative of an era, the relevance of her writings also enabled an interpretative exercise of the existence of many other women, many other common lives, that were Malvina Tavares’ contemporaries ...
En
Revista brasileira de história da educação. Maringá, PR. Vol. 15, n.1 (jan./mar. 2015), p. 109-142
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39552)Ciencias Humanas (6795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License