Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorPaiva, Patrícia Reispt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T04:22:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/229380pt_BR
dc.description.abstractO Programa de Demanda Social da Capes é o maior e mais antigo programa de bolsas de mestrado e doutorado stricto sensu do país. Aqui, pretende-se aprimorar sua gestão pela identificação do perfil (2010-2018) e dos principais motivos de não titulação de bolsistas (2009-2020). Como referencial histórico, é considerada a trajetória perante a Capes e a pós-graduação brasileira, por meio de leis, portarias, decretos e outras legislações pertinentes. Como referencial teórico, tem-se como expoente a Teoria da Evasão Individual de Instituições de Educação Superior e o Modelo Longitudinal da Evasão Institucional (TINTO, 1993). A metodologia é de natureza quantitativa e qualitativa, de objetivo descritivo e explicativo, e método baseado na Análise Textual Discursiva (ATD). Além de revisão documental e bibliográfica, construiu-se lista de ex-bolsistas por meio de um minucioso processo de extração, cruzamento e tratamento de informações, nas bases de bolsistas e discentes da Capes. Outro procedimento correspondeu à análise de processos abertos, na Capes, chegando à conclusão de que não há uma razão principal para a evasão, mas um entrelaçamento entre os seguintes fatores: Pandemia; Insatisfação (com o(a) orientador(a), com a instituição e/ou curso, e com os(as) professores(as) e/ou colegas de curso); Finanças e Profissão (incompatibilidade financeira/profissional com o curso, valor da bolsa de estudo e dificuldade financeira); Indivíduo e família (questões pessoais, e questões familiares e religiosas); Desempenho/abandono; Saúde (própria e de familiar); e Adaptação (deslocamento, compreensão e/ou posicionamento, e prazos). Por fim, foram pinceladas possíveis alternativas para minimizar a evasão na pós-graduação.pt_BR
dc.description.abstractThe "Demanda Social" Program from Capes is the biggest and the oldest grant program related to master and doctorate degrees in Brazil. Here, it is intended to improve its management by identifying the dropout profile of students who received scholarship support and did not graduate (2010-2018) and its main reasons (2009-2020). As historical reference, it is considered this program path towards Capes and Brazilian graduation, regarding related legislations. As theoretical reference has the Theory of Individual Departure from Institutions of Higher Education and the Longitudinal Model of Institutional Departure as exponents (TINTO, 1993). The methodology is quantitative and qualitative, the focus is descriptive and explanatory, and the method is based on the Discursive Textual Analysis (DTA). Besides the documental and bibliographic reviews, it was built a list of scholarship holders by a detailed process of taking, mixing, and treating data from Capes' scholarship and graduate student basis. Another procedure was analyzing folders, in Capes, drawing a conclusion that there wasn't a unique reason for dropout, but a network among these factors: Pandemic, Dissatisfactions (with advisors, university/faculties, and professor/course colleagues), Finances and Professions (incompatibility between finances/professions and faculty, scholarship amount, and financial difficulty), Individual and Family (personal topics, and family/religious topics), Performance/leaving college, Health (their own's or their family's), and Adaptation (transport journey, comprehension/position, and deadlines). Lastly, there were outlined possible alternatives to reduce graduation dropout.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScholarship holderen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectDropouten
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.subjectGraduationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEvasão de ex-bolsistas do Programa de Demanda Social da Capespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSousa, Nair Heloisa Bicalho dept_BR
dc.identifier.nrb001130872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem